23 AGO 2013
Hortas comunitárias garantem sustento de famílias de Nova Serrana
Couve é uma das espécies mais cultivadas
Mais de 30 espécies são plantadas nos espaços organizados pelos próprios cultivadores

Duas hortas comunitárias, instaladas nos bairros Novo Horizonte e São Geraldo, possibilitam renda e ocupação a centenas de famílias, desempregados e idosos de Nova Serrana. Nos locais são plantadas mais de 30 espécies de vegetais, leguminosas, folhas, frutas, entre outros. Os produtos abastecem as casas e o excedente é vendido pelos próprios cultivadores.

Instaladas em 2008 pela Prefeitura, as hortas comunitárias ficam sob os cuidados dos próprios moradores. Cada família tem seu espaço de acordo com sua necessidade. São plantados inúmeros gêneros alimentícios como couve, alface, almerão, alho, cebola, repolho, abacaxi, mamão, cenoura, abóbora, tomate, mostarda, milho etc. Os dois espaços são supervisionados por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente.

De acordo com supervisor das hortas, Cássio Saldanha, os espaços foram divididos na época da instalação e cada horta conta com cerca de 100 canteiros. “Quando um espaço é subutilizado ou abandonado, nós repassamos para outra família”, explica ele.

Para Luzia Rodrigues Lopes, natural de Angelândia e moradora do Novo Horizonte, a horta gerou grande economia em sua casa. “Sou mãe de oito filhos, todos compravam verduras na feira, agora ninguém precisa comprar”. Para a aposentada, cuidar do seu canteiro também faz bem para sua saúde. “Eu sou uma pessoa que não tem condição de trabalhar de carteira assinada porque já sou idosa, mas levanto de manhã, tomo café e já vou para a horta me distrair”.

A família de Ozires da Silva também é beneficiada com a horta. O excedente que é plantado, ele vende e complementa sua renda. “Ajuda em casa, porque a gente não precisa mais comprar e a gente vende o que sobra para ajudar nas despesas”.

Todo o material necessário para o cultivo, como esterco, semente, água, entre outros, é fornecido pela Prefeitura. Cada horta conta com um barracão para acondicionamento das ferramentas e sementes usadas no plantio.

Os interessados em cultivar nos canteiros disponíveis das hortas devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na sala A-14, no Centro Administrativo, de segunda à sexta de 12h às 17h. Mais informações no telefone 37 3226-9018.