Duas novas salas de aula estão sendo construídas na Escola Municipal Maria do Carmo Fonseca, no bairro Jeferson Batista. O objetivo é atender a demanda para o próximo ano e garantir educação de qualidade aos alunos da unidade.
As novas salas serão concluídas antes do início do ano letivo de 2018 e terão capacidade para atender mais de 50 alunos.
Segundo a secretária de Educação, Neusa Gomes, a demanda na escola Maria do Carmo é grande e a chegada de novos alunos é certa para o próximo ano. “O bairro Jeferson Batista recebe muitas famílias que chegam à Nova Serrana todos os anos e a demanda na escola do bairro é muito grande. A construção das novas salas era inadiável, se isso não fosse feito, seria muito difícil conseguir vagas para a demanda que surgirá”.
Demanda por vagas em 2018 será atendida
Cerca de 1.200 alunos em idade escolar chegam à Nova Serrana todos os anos e, cabe ao município e ao governo do Estado, garantir vagas em escolas e creches para todos esses estudantes.
Por vários anos, o número de novos alunos que chegam à cidade é maior que a quantidade de escolas e salas de aulas construídas, obrigando as unidades educacionais a trabalharem com capacidade total e, em muitos casos, acima da capacidade ideal. Para se ter uma ideia, há nove anos o governo do estado não constrói uma escola em Nova Serrana.
A fim de minimizar os impactos desse fenômeno migratório, a prefeitura está realizando diversas ações para atender a demanda por vagas e garantir ensino de qualidade.
A primeira delas foi a entrega de uma nova escola na comunidade de Areias, com capacidade para atender mais de 400 alunos. Outras 2 escolas de ensino fundamental estão em conclusão nas comunidades de Gamas e Barretos e três Cmeis também estão em construção nos bairros Adalberto Amaral, Itapuã e Novo Horizonte.
Duas salas de aulas estão sendo construídas na escola do bairro Jeferson Batista e, até o início do ano letivo de 2018, outras escolas também ganharão novas salas.
Outra medida é o remanejamento gradual dos alunos do 6º ao 9º para a rede estadual, para atender a demanda dos alunos da pré-escola e anos iniciais e atender progressivamente a demanda de 0 a 3 anos nos CMEI’s. Além disso, o remanejamento contribuirá para reduzir o número de anexos, garantindo vagas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental na própria escola e melhorar a qualidade do ensino, diminuindo a quantidade de alunos por turma.