29 AGO 2013
Casa Abrigo de Nova Serrana acolhe crianças vítimas de negligência
Coordenador da Casa Abrigo, Renato Francisco de Oliveira
Acolhidos recebem cuidados, alimentação, atividades pedagógicas e cursos

A Casa Abrigo, em Nova Serrana, é um órgão mantido pela Prefeitura que acolhe crianças e adolescentes, vítimas de negligências sociais contra seus direitos básicos. A casa foi fundada em 2007 e, atualmente, abriga 10 crianças. Os acolhidos permanecem no local até que a situação familiar seja normalizada.

O órgão é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social que encaminha todos os acolhidos para os serviços da rede de saúde, educação e cultura.

O coordenador da Casa Abrigo, Renato Francisco de Oliveira, explica como é o cotidiano do local. “Quando as crianças chegam aqui fazemos um estudo social sobre sua vida familiar, depois passam por uma bateria de exames para que possamos oferecer o melhor atendimento. Durante a estadia, as crianças recebem alimentação, atividades pedagógicas e cursos dentro e fora da casa”.

São encaminhadas para a casa, por meio de determinação do Ministério Público ou Conselho Tutelar, crianças ou adolescentes, vítimas de tentativa ou efetivação de violência de seus direitos. O tempo de permanência na casa é de dois anos, podendo ser prorrogado por ordem da Justiça.