02 SET 2013
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove debate sobre resíduos sólidos
Foram discutidas questões sobre coleta seletiva, reciclagem e aterro sanitário.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Serrana realizou na quinta-feira (29), um debate com o diretor executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), José Aparecido Gonçalves, Secretários Municipais, vereadores e demais autoridades no assunto. No encontro foram discutidas questões gerais sobre a coleta seletiva, reciclagem, aterro sanitário e como a Prefeitura e a população de Nova Serrana podem contribuir para garantir destinação correta dos resíduos.

O diretor do CMRR comentou a importância desse tipo de debate. “Todos os municípios brasileiros têm até o dia 2 de agosto de 2014, para aplicar uma solução objetiva na prevenção de geração e na destinação dos resíduos”.

Gonçalves afirmou ainda que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem um importante papel na efetivação dos projetos. “Enquanto órgão gestor das políticas de Meio Ambiente no município, ela poderá se integrar com as demais secretarias para criar os melhores caminhos para a população ter acesso aos tratamentos dos resíduos e contribuir no processo”.

A Prefeitura de Nova Serrana trabalha para cumprir as metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece o ano de 2014 como prazo final para municípios criarem mecanismos de gestão adequada de resíduos urbanos. Prova disso é o estudo em andamento de um local adequado para implantar o Aterro Sanitário Municipal, o apoio à Associação dos Catadores de Nova Serrana (Ascanova) com a disponibilização de um galpão para o processo de reciclagem e o funcionamento de 90% da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em outubro de 2013, entre outras ações.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Evandro Vilaça, falou sobre o empenho da secretaria nas questões ambientais. “Estamos trabalhando para resolver as questões tangentes ao meio ambiente e resíduos urbanos de Nova Serrana. Vamos realizar campanhas para alertar a população e despertar o interesse em contribuir para o futuro de nossa cidade”.