13 MAI 2019
TRÂNSITO, TRANSPORTE E DEFESA SOCIAL
60º BPM de Nova Serrana recebe três novas viaturas
Veículos foram recebidos pelo prefeito Euzebio Lago na tarde de sexta-feira (10/05)

O prefeito Euzebio Lago esteve na sexta-feira (10/5), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para receber três novas viaturas que serão destinadas ao 60º BPM de Nova Serrana.

Na ocasião foram entregues 625 viaturas para 494 municípios do estado. A destinação das viaturas se deu por meio de emenda parlamentar dos deputados de Minas, no valor de R$40 milhões.

A indicação da cidade de Nova Serrana para receber os veículos foi dos deputados federais Leo Motta e Domingo Sávio (2019/2022), e também ex-deputado federal Jaime Martins (2015/2018).

Para o prefeito de Nova Serrana as viaturas ajudarão a melhorar as condições de trabalho dos militares. “Uma excelente notícia no momento que comemoramos avanços importantes no combate ao crime em Nova Serrana. Esta não é a primeira ação que fazemos para melhorar a segurança em Nova Serrana. O atual governo garante os custos de manutenção do Olho Vivo, Iluminamos as trincheiras, viabilizamos em parceria com a Câmara seis motocicletas, conquistamos viaturas para a Polícia Ambiental e mantemos convênio com as forças de segurança na ordem de R$2,5 milhões por ano. Agradeço também ao deputado estadual Fábio Avelar que é incansável no trabalho pela segurança em nossa cidade e região”.

Nova Serrana mais segura

A Polícia Militar de Nova Serrana divulgou na última semana dados sobre a violência no município. Os números apresentados confirmam que as ações realizadas pelo 60º BPM com o apoio e investimento do governo municipal proporcionaram queda significativa nos índices de crimes violentos na cidade.

Em dois anos, de 2017 a 2019, o número de crimes como roubos, estupros e homicídios caíram em 33%. Foram 390 ocorrências registradas nos três primeiros meses de 2017 e 266 no mesmo período de 2018.

Outro número de destaque está relacionado aos furtos. Em 2017, a média era de 15 roubos diários. Atualmente, são registrados cerca de 2 furtos por dia em Nova Serrana.

Houve queda também no número de homicídios. Em 2017, foram registrados 42 homicídios contra 37 registrados em 2018, diminuição de 10%.

Queda significativa também no número de roubos. De 2017 para 2018, diminuição de 35% no registros destes crimes. Foram 1833 em 2017 e 1203 em 2018.

A intensificação das operações policiais também contribuiu para os resultados positivos. Somente na última operação realizada (Macaco Prego), foram presos 17 traficantes de armas e drogas que atuavam na cidade.

Para prefeito Euzebio Lago, os números apresentados pela Polícia Militar representam a seriedade com que o governo municipal tem tratado o tema da segurança. “Entre 2011 e 2016, Nova Serrana ocupou as primeiras colocações em criminalidade violenta em Minas. A partir de 2017 começamos um trabalho sério de investimento em segurança e esses números mostrados pela Polícia Militar comprovam isso.”.

Investimento em Segurança

O atual governo municipal tem investido pesado em segurança. Desde 2017, são gastos cerca de R$2,5 milhões na manutenção dos trabalhos da Polícia Militar, Polícia Civil, Judiciário, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

Destaque também para a manutenção do sistema de monitoramento “olho vivo” feito pela prefeitura e para a entrega de novas viaturas, inclusive para a Polícia de Meio Ambiente, e novos militares para o 60º BPM.

Outras ações do governo municipal também tem contribuído para dar mais segurança a população, como a iluminação das trincheiras e a reestruturação de Guarda Civil Municipal.