Qualidade de vida e sustentabilidade é um dos principais compromissos da atual Administração de Nova Serrana. Como resultado de muito trabalho em 2013, o Município conquistou uma área para a construção do Aterro Sanitário. O objetivo é destinar corretamente o lixo doméstico produzido na cidade, para maior preservação do meio ambiente e mais qualidade de vida da população.
O Aterro Sanitário será construído na fazenda Canta Galo (Charneca) e atenderá, além de Nova Serrana, Leandro Ferreira, Perdigão, Conceição do Pará, Pitangui, Onça do Pitangui e Igaratinga.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Evandro Vilaça, o Aterro Sanitário será um passo importante para colocar Nova Serrana entre as cidades comprometidas com a natureza e com o desenvolvimento sustentável. “Teremos um local para o destino correto do lixo e, sem dúvida, a obra trará mais qualidade de vida para a população de Nova Serrana.”
Além das vantagens já citadas, o Aterro Sanitário contribuirá para o aumento do valor do ICMS ecológico recolhido pelo Município. “Quanto mais se investe no meio ambiente, mais se arrecada para novos investimentos”, diz o secretário.
A empresa responsável pela obra já está sendo licitada e a previsão é iniciar a adequação do local ainda este ano. A previsão para a conclusão da obra é de um ano.
Pneus e lixo hospitalar
De acordo com Vilaça, pneus e lixo hospitalar produzidos em Nova Serrana já são destinados corretamente. “Temos consciência de que lixo não é tudo igual, trabalhamos segundo todas as leis ambientais”, afirma Evandro.
Uma vez por semana uma empresa credenciada recolhe os pneus espalhados pela cidade e o lixo hospitalar dos hospitais e unidades de saúde, para posteriormente descartá-los em local adequado.
Mais informações na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente na Sala A-13, ou pelo telefone 3226-9018.