• Novembro 2019

08/10/2019 às 10:09:00
Campanha de vacinação contra Sarampo já começou

Começou nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, a Campanha de Vacinação contra Sarampo. Em 2019, a vacinação será dividida em duas etapas: a primeira, para vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e a segunda, para imunização de adultos e jovens na faixa etária de 20 a 29 anos.

O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País.

1ª etapa

A primeira etapa da vacinação acorrerá de 07 a 25 de outubro. O público alvo será crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O dia D para essa faixa etária será no dia 19 de outubro (sábado), de 8h às 16h.

A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

2ª etapa

No período de 18 a 30 de novembro acontece a segunda etapa da vacinação. Será destinada a adultos e jovens na faixa etária de 20 a 29 anos. O dia D para esse público será no dia 30 de novembro (sábado) de 8h às 16h. Nesta etapa priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao expressivo número de casos confirmados nessa faixa etária.

Onde devo tomar a vacina?

As vacinas são ofertadas gratuitamente nos Postos de Saúde (UBS) de Nova Serrana. Consulte o horário de vacinação da unidade de saúde do seu bairro.

COMO PREVENIR O SARAMPO?

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade

·         Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

·         Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

·         De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;

·         De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.

Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?

A vacina é contraindicada durante a gestação, pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado (enfraquecido). A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Quais são as vacinas que protegem do sarampo?

A profilaxia (prevenção) do sarampo está disponível em apresentações diferentes. Todas previnem o sarampo e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica.

Os tipos de vacinas ofertadas atualmente são:

·         Tríplice viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;

·         Tetra viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).