O cidadão de Nova Serrana pode solicitar além do corte e poda de árvores, avaliações de condições ambientais de imóveis, de áreas de preservação ambiental, pedir licenciamentos ambientais, e ainda saber de realocações de reservas legais. Os servidores da Secretaria de meio ambiente ainda atendem as denúncias sobre descaso com o meio ambiente. A maior demanda de serviços da secretaria são os pedidos de corte e poda de árvore, seguidos pelas solicitações de declaração de conformidade ambiental.
Mas nem sempre o trabalho é punitivo, e muitas vezes é de orientação. “Nós vamos fazer uma vistoria e aquilo que agente detectar que não está de acordo com o que é exigido, a gente vai orientar a pessoa para que ela faça a adequação necessária e não venha cair na fiscalização”, explica o funcionário da secretaria, Wellington Lino Pimenta.
Após as vistorias, e caso não haja adequações, é feita então a fiscalização para verificar o cumprimento das leis ambientais. “Existem regras e normas que devem ser cumpridas. Essas regras e normas são avaliadas pelo fiscal”, acrescenta Pimenta.
A Secretaria também é responsável pelo Horto Municipal, onde é feito o plantio e distribuição de mudas de árvores frutíferas como laranja, caju, amora, ameixa, manga e mexerica. O limite é de 10 mudas para a zona rural e 5 mudas para a área urbana. Também estão disponíveis sementes para plantio de cenoura, alface, repolho, couve-flor, jiló e abóbora.
Outro importante trabalho da Secretaria, desenvolvido pelos seus agentes, é o acompanhamento das duas hortas comunitárias municipais instaladas nos bairros Novo Horizonte e São Geraldo. Cada horta tem 100 canteiros onde são cultivadas mais de 30 espécies. O que é produzido abastece as casas dos beneficiados e o excedente é comercializado gerando renda. “Quando um espaço é subutilizado ou abandonado, nós repassamos para outra família, explicou o técnico Cássio Saldanha.
Mais informações pelo telefone 3226-9018