24 JUL 2020
TRÂNSITO, TRANSPORTE E DEFESA SOCIAL
Nova Serrana já conta com uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher

Na tarde desta terça-feira (23), a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG) em parceria com governo municipal de Nova Serrana inaugurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

A Deam de Nova Serrana funcionará na rua Messias Augusto, no bairro Laranjeiras em frente à 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil e contará com uma equipe completa de policiais civis e uma psicóloga. O atendimento na Deam, desde a acolhida da mulher vítima de violência até a realização dos procedimentos necessários, será realizado por profissionais do sexo feminino. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além dos atendimentos às mulheres, a unidade acolherá denúncias de violência contra idosos, pessoas com deficiência e população LGBTQI+.

A locação da Delegacia da Mulher, as adequações na estrutura física, além de servidores foram disponibilizados pela prefeitura. Parte dos equipamentos para o funcionamento da delegacia da mulher foram viabilizados pela iniciativa privada.

Esta é mais uma ação do governo municipal em prol da garantia dos direitos e proteção das mulheres. Ainda em 2017, foi criado o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. Em março de 2019, foi instalado o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e a Casa mais Mulher, um espaço no centro da cidade, para atendimento psicológico e jurídico às mulheres e famílias vítimas de violência.

Em breve, também em parceria com o município será iniciada a construção da nova sede da Delegacia Regional de Polícia Civil de Nova Serrana, no bairro Santa Helena (próximo ao Fórum no bairro Fausto Pinto). A prefeitura de Nova Serrana está entrando com o terreno de 3.000 metros quadrados avaliado em mais de R$500 mil. O projeto está aprovado e haverá apoio de empresários na construção do prédio. O deputado estadual Fábio Avelar, outro parceiro no projeto, destinará  emenda parlamentar de 1 milhão e 400 milhões reais para essa finalidade, que deverá ser paga no próximo mês. Também haverá apoio de outros órgãos e iniciativa privada para aquisição do mobiliário e estruturação do prédio.

Deams

As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) são unidades da Polícia Civil que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência contra a mulher, especialmente aquele ocorrido no ambiente doméstico, no interior das relações conjugais e no âmbito familiar, baseada na diferença de gênero. As Deams são um grande passo para a institucionalização da política pública de prevenção, enfrentamento e erradicação da violência contra a mulher no Brasil.

Vídeo Vinculado
24/07/2020