02 DEZ 2021
SAÚDE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM NOVA SERRANA
A Escola Municipal Tânia Aparecida Carvalho Saldanha foi palco da COMEC – etapa Municipal da Conferência Estadual De Educação. O evento aconteceu nos dias 25 E 27 de novembro de 2021.

A Conferência de Educação tem como objetivo mobilizar a população local para intensificar o monitoramento e avaliação do cumprimento do Plano Municipal de Educação (PME), suas metas e estratégias, além de propor emendas ao Plano Estadual de Educação (PEE), com vistas à melhoria na política municipal, estadual e nacional, bem como responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições entre os entes federativos, de forma a garantir condições de oferta de uma educação com qualidade.

Na quinta-feira aconteceu a abertura solene, que foi marcada por uma belíssima apresentação de dança e teatro: “A Magia do Circo” – apresentada por 23 alunos da Escola Fausto Pinto da Fonseca – APAE de Nova Serrana. Logo após, iniciou-se a leitura e aprovação do Regimento interno, onde foi apresentada a temática da Conferência: Plano Estadual de Educação: Inclusão, Equidade e Qualidade Social: Compromisso com o direito e a defesa da educação democrática gratuita, inclusiva, laica, popular, pública, presencial com segurança para todas as pessoas.

Durante o evento, destacou-se a evolução das políticas públicas de 2018 a 2021 e o monitoramento do Plano Municipal de Educação – PME com apresentação clara das metas, objetivos alcançados e o que deve ser feito para que se possa garantir o cumprimento do plano e fortalecer ações futuras para a educação.

Dentre as programações de 2021 foi repassado um breve resumo sobre o retorno gradativo das aulas presenciais, das 08 quadras poliesportivas construídas pelo governo atual e do Festival Escolar de Esportes que aconteceram em 2021.

Pensando 100 % na educação de Nova Serrana, as aulas retornaram dentro do previsto e a participação tem sido significativa. O governo que mais investiu em Educação na história de Nova Serrana, mostra mais uma vez que oferecer estrutura escolar de qualidade para alunos e profissionais é o caminho certo para o futuro de um município e já entregou oito novas quadras já construídas. Melhor estruturadas, as 20 escolas municipais de Nova Serrana retornaram as atividades e cada uma delas trabalhou uma modalidade esportiva com seus alunos no mês de novembro. Foram registrados 349 jogos esportivos e 3.278 alunos participantes. Foram trabalhadas as modalidades de futsal, basquete, basquete 3x3, voleibol de quadra e de areia, handebol de quadra e de areia, xadrez, peteca, atletismo corridas, saltos e arremessos, ginástica rítmica e artística, judô, jiu-jitsu, taekwondo, dança, capoeira e badminton.

Dando continuidade a Conferência, no segundo dia do evento, sábado, os conferencistas foram distribuídos em seus grupos de trabalho, nos quais discutiram os sete eixos temáticos do Plano Estadual de Educação e levantaram emendas para as estratégias das 18 metas estabelecidas no PEE, visando garantir a educação de qualidade, assegurar o acesso à universalização do ensino e a ampliação de oportunidades educacionais, além da redução das desigualdades e a valorização dos profissionais da educação. As metas também relatam previsões de cumprimento para assuntos importantes na educação como a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental, da educação Infantil e da educação inclusiva, valorização dos profissionais de educação e fortalecimento da gestão democrática da educação.

Na plenária final foram eleitos oito delegados que apresentarão as demandas levantadas na Conferência Territorial, que deve acontecer em Itaúna/MG, em fevereiro de 2022.