10 JAN 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO
TRÂNSITO, TRANSPORTE E DEFESA SOCIAL
EQUIPES DE SEGURANÇA E DEFESA CIVIL DE NOVA SERRANA ATUAM PARA PREVENIR DESASTRES E MINIMIZAR IMPACTOS DA CHUVA NO MUNICÍPIO
Nova Serrana, assim como diversas cidades mineiras, está passando por um momento delicado em razão do alto volume de chuvas que incide em boa parte do estado. Equipes da Defesa Civil de Nova Serrana com o apoio da secretaria de Desenvolvimento Urbano, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão nas ruas da cidade com ações de prevenção e ações para minimizar os impactos causados pela ação da chuva.

Desde o final do ano passado, o prefeito Euzebio Lago está a frente dos trabalhos de prevenção e tem visitado as áreas mais afetadas. O chefe do executivo ordenou que todas as equipes ficassem de prontidão para atuar em casos de contingência e emergência como ocorrido neste último final de semana.

Um abrigo foi instalado na Escola Municipal Maria do Carmo da Fonseca, no Bairro Jeferson Batista. Até o momento, 31 famílias estão alojadas no local sendo assistidas pela assistência social de Nova Serrana.

Desde a última sexta-feira (07/01), as equipes de apoio vistoriaram aproximadamente 70 imóveis, sendo 49 acionamentos através da Defesa Civil. Durante toda semana e até que as chuvas diminuam o volume, as ações de prevenção e vistorias continuarão no município.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia choveu na região central do estado o triplo esperado para este período do ano, ocasionando transtornos como estragos nas vias públicas, desabastecimento de água, deslizamentos de encostas. Do dia primeiro de janeiro até hoje, dia 10/01, choveu no município 452 mm, o equivalente a 452 litros de água por 1 metro quadrado.

Para os próximos dias, a previsão é de continuação das chuvas com expectativas de estiagem apenas para a quinzena.

A orientação, principalmente para as famílias que moram nas áreas de risco, é que, em casos de emergência como deslizamentos de encostas, desmoronamento de imóveis ou situações semelhantes, acione imediatamente os órgãos de segurança:

Defesa Civil – 199
Corpo de Bombeiros – 193
Guarda Civil Municipal – 153
Polícia Militar - 190

VIAS INTERDITADAS

Por questão de segurança, algumas vias do município foram interditadas total ou parcialmente. Orienta-se que os motoristas evitem os trechos interditados e procurem rotas alternativas.

Interdição permanente

Rua Romualdo Pinto - bairro São Marcos (ao lado do campinho de futebol do Beco do Bicudo)

Estrada de acesso entre os bairros Cidade Nova e Bairro Santo Antônio.

Interdição parcial

Av. Carmem Duarte - bairro planalto (próximo ao Supermercado Oliveira e Escola Padre Lauro - a via está com muitos buracos)

Rua Dulce Amaral no São Geraldo (final da rua - buraco na pista)

Rua Ester Coelho Ribeiro São Geraldo