Ir para o conteúdo

Prefeitura Nova Serrana - A cidade que mais cresce em Minas
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
03
03 NOV 2022
SAÚDE
QUARTO LIRAa de 2022 APONTA AUMENTO NO NÚMERO DE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
enviar para um amigo
receba notícias

O quarto LIRAa (Levantamento do índice Rápido de Infestação do Aeds aegypti) deste ano foi realizado pela Vigilância Epidemiológica de Nova Serrana entre os dias 24 e 27de outubro. O resultado IIP (Índice de Infestação Predial - porcentagem de imóveis encontrado focos com aeds aegypti) foi de 2,8%. Já o IB (índice de Breteau - porcentagem de depósitos positivos nos imóveis) chegou a 4,6%.

Estes números indicam um aumento no número de focos, se comparado com os dois últimos levantamentos (feitos em julho), onde o índice se enquadrou na classificação de risco baixo. Este mês, os 2,8% detectados são mais do que o dobro dos índices das duas últimas medições. Isso acende um alerta, que só pode ser revertido com maior atenção e comprometimento da população no sentido de evitar o surgimento de novos focos. E para isso, evitar locais com água parada, manter limpo lotes e quintais e garantir a limpeza e vedação das caixas d’água estão entre as principais ações.

O resultado detalhado do levantamento

A predominância de focos encontrados foi de 28,7%, em vasos, frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo, bebedouros em geral, fontes ornamentais e materiais de construção. Tanques, depósitos em obras, borracharias e hortas, sanitário em desuso e ralinhos de banheiros foi de 27,6%; Depósitos ao nível do solo: consumo doméstico, barril, tina, tonéis, depósito de barro chegaram a 25,3%; lixo, recipientes plásticos, garrafas, latas e entulhos tiveram 16,1% como resultado. Já o resultado das caixas d’água ligadas à rede foi de 1,1% (mesmo resultado de pneus e outros materiais rodantes).

A manutenção de ações de combate

Os Agentes de Combate às Endemias dão hoje início ao 6º ciclo do ano (o último), a fim de encerrar os trabalhos de 2022, trabalhando nos locais com maior incidência de focos identificados durante o LIRAa.
Para obtermos melhores resultados no combate ao mosquito, é importante que toda população ajude os agentes e contribuam no sentido de evitar a proliferação do aeds aegypti.

As intensificações das ações permanecem com os trabalhos do Programa Saúde na Escola, palestras em fábricas do município; e Educação em Saúde, nas Unidades de Saúde do município.

Seta
Versão do Sistema: 3.2.10 - 11/01/2023
Copyright Instar - 2006-2023. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia