10 NOV 2022
COMEÇA CADASTRAMENTO ESCOLAR EM NOVA SERRANA

Foi aberto nesta quarta (9/11) o cadastramento escolar para o ano letivo de 2023 – ensino fundamental e médio. O prazo para preenchimento termina no dia 30 de novembro.

Devem realizar o cadastro todos os alunos vindos de redes particulares ou de outras localidades, aqueles que irão ingressar no 1º ano do ensino fundamental e os que necessitarem mudar de escola, em razão da não oferta do nível de ensino na instituição atual.

O cadastro deverá ser feito de forma online no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) através do link: http://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Os pais ou responsáveis que não têm acesso à internet poderão comparecer às unidades de ensino ou no Centro Administrativo, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com os documentos pessoais do aluno, do responsável e comprovante de endereço.

Saiba mais:

O cadastro escolar funciona como uma forma de levantamento e deve ser preenchido por todos os estudantes que:

• Irão ingressar no 1º ano do ensino fundamental, com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2023. Obs.: os alunos que estão matriculados no Pré-05 em 2022, na rede municipal, também precisam efetuar o cadastro.
  • Estão matriculados em 2022, no 5º ano, em escolas da rede pública de ensino, cuja instituição NÃO OFERTARÁ o 6º ano em 2023.
  • Irão ingressar no 1º ano do ensino médio.
  • Irão ingressar nos demais anos de escolaridade da educação básica advindos de redes particulares ou de outras localidades.
  • Pretendam retornar aos estudos no ensino fundamental e no ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Matrícula:

Já a matrícula escolar será realizada posteriormente. Na rede municipal acontecerá entre os dias 13/12/2022 a 22/12/2022 e 16/01/2023 a 31/01/2023, e na rede estadual de 20/12/2022 a 13/01/2023. Para tanto, é necessário levar os seguintes documentos (originais e cópias):

- Certidão de nascimento do aluno;
- CPF e identidade do estudante (caso possua);
- Comprovante de endereço (preferencialmente, contas de energia, água ou telefone), e, na ausência desses, contrato de aluguel ou outro documento que conste o nome e endereço dos pais/responsáveis;
- CPF e identidade de um dos pais/responsáveis;
- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência.

Atenção: os alunos que estão matriculados no Pré-05, na rede municipal de ensino em 2022, também precisam efetuar o cadastro para ingresso no 1º ano do ensino fundamental, para o ano letivo de 2023.