13 JAN 2023
ESPORTE E LAZER
PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO NOVA SERRANA FICA EM 1° LUGAR NO RANKING DO ICMS ESPORTIVO DE MG
Nova Serrana conquistou pelo segundo ano consecutivo o 1° lugar no ranking do ICMS Esportivo de Minas Gerais. O resultado foi alcançado graças a ação conjunta da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceira com o Conselho, em prol da execução e fomento da prática no município. Além da grande participação dos atletas e equipes da cidade em competições esportivas por todo o estado, Brasil e até exterior.

Através da Lei de Incentivo ao Atleta, em Nova Serrana, mais de 100 desportistas e equipes foram beneficiados em pouco mais de cinco meses de vigência da legislação. Totalizando um repasse de mais de 75 mil reais, de recursos provenientes dos cadastros de ICMS Esportivo realizado pelo município.

O ICMS Esportivo é um mecanismo que incentiva a organização e implementação de políticas públicas relacionadas à prática, através da criação e manutenção de conselhos municipais, realização de programas e projetos esportivos. Sendo a principal fonte financeira para manutenção e execução do esporte em Nova Serrana, o bom resultado é de suma importância.

Considerando o Relatório dos Dados dos Índices Definitivos, referente ao ano-base 2021, dos 471 municípios do estado que têm o Conselho Municipal de Esporte ativo, 447 enviaram comprovação dos programas e projetos, sendo Nova Serrana a primeira colocada na listagem. Confira aqui: https://drive.google.com/file/d/1aFJnihNxpAPntRp1sNRwPa84Pv8AtGfW/view

O prefeito Euzebio Lago comemora o resultado e ressalta: “vários investimentos e melhorias foram destinados ao setor na cidade, como por exemplo, para a construção de novas quadras, reformas de campos e pistas, disponibilização de material e kits para mais de 30 projetos esportivos/sociais que atendem atletas no município, além da realização de campeonatos e eventos. Importante registrar o trabalho realizado pela equipe da secretaria de Esporte e Lazer, de nosso governo municipal, através do secretário Robson Xavier.”

Ações e investimentos em diversas modalidades

Superando o valor de 120 mil reais, também de recursos do ICMS, a Secretaria de Esporte e Lazer ofereceu transporte e condições de locomoção para as equipes e atletas que representaram Nova Serrana em competições regionais e estaduais. Movimentando o esporte na área educacional, os Jogos da Amizade Intercolegial de Nova Serrana (Jains) e Jains Kids, contaram com a participação de mais de 2 mil alunos. Com classificação para etapa regional e estadual, o município ainda se destacou pelos bons resultados nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).

Por meio de ações do governo também foram promovidos eventos de motocross, mountain bike, corridas e natação, tênis, beach tênis, skate, capoeira, jiu-jitsu, karatê, futevôlei, vôlei de praia, futebol society, futebol de campo, futsal, handebol, voleibol, basquete, xadrez, entre outros.

Além de parcerias com empresas e clubes da cidade na realização de competições, bem como parcerias com federações e ligas esportivas de todo o estado, grandes eventos também foram organizados pela Secretaria, como as competições esportivas da Festa do Trabalhador, com mais de 13 modalidades. Garantindo por tudo isso, o compromisso do governo com a área.