18 FEV 2023
CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES FECHA JANEIRO COM BONS RESULTADOS

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Nova Serrana encerrou o mês de janeiro com um saldo positivo de atividades e atendimento à população.

No que diz respeito ao atendimento da demanda de castrações (esterilizações e microchipagem) de pets, o departamento fechou o primeiro mês de 2023 com 144 procedimentos: 15 destes, correspondem a animais de rua, contribuindo, dessa forma para diminuir a reprodução da população de gatos e cachorros sem dono no município.

Ações que culminaram em adoção de pets abandonados também apresentaram um saldo positivo, com cinco animais devidamente acolhidos em um novo lar.

Outros números também são importantes de se registrar neste mesmo período: foram 10 apreensões de equinos, muares e caprinos e 9 atendimentos a animais em condições de maus tratos por parte daqueles que lhes deveriam dar abrigo e cuidado.

A importância do CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses é uma das áreas da Saúde de Nova Serrana que normalmente foge ao conhecimento geral, mas é de suma importância para o bem-estar da população.

As atividades dos profissionais envolvidos com o controle de zoonoses vai muito além do cuidado com pets. Possivelmente, uma das mais importantes contribuições do CCZ à saúde pública seja sua responsabilidade no controle de doenças transmitidas por animais para os seres humanos (as zoonoses). Este controle é realizado por uma equipe muito bem preparada para atender às demandas e solicitações da população.

Através do controle de populações de animais de estimação (cães e gatos) e do controle de populações de outros animais domésticos, como galinhas, porcos, cavalos e jumentos (conhecidos por sinantrópicos), o centro acaba por ter atribuição fundamental junto à prevenção e controle da dengue, raiva, leptospirose, toxoplasmose, hantavirose, febre maculosa, etc.