18 MAI 2023
COMUNICAÇÃO SOCIAL
SITE DA PREFEITURA GANHA MAIS UMA FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE
Levar informações de qualidade para a população é uma obrigação do poder público. E facilitar o acesso a essas informações para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência é uma responsabilidade cada vez mais latente entre os setores públicos e privados.

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

O site novaserrana.mg.gov.br é o espaço oficial da prefeitura de Nova Serrana na internet para a difusão de informações, utilidades públicas e prestação de contas. O portal utilizado pela prefeitura, procura seguir as diretrizes do e -MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 2.12.2004, buscando a melhora constante na oferta das informações, otimizando o layout, facilitando a busca e ofertando opções para portadores de deficiência.

Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontram atalhos de navegação padronizados de acessibilidade. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Trata-se das funções para aumentar e diminuir a fonte dos textos ou o contraste das cores. Outra ferramenta que facilita a busca de informações ou páginas é o botão para acesso direto ao mapa do site, onde todas as páginas são apresentadas em formato de lista. A página de acessibilidade também era uma das ferramentas já disponíveis. Nesta página são listados atalhos para algumas páginas e funções como posicionar o cursor no menu, rodapé ou na busca do site, ou habilitação do tradutor de VLibras.

Nova Ferramenta

Agora uma nova ferramenta está disponível nas páginas de notícias do site.  É a função de leitura automática de texto. Ao entrar em uma página de notícia o leitor se deparará com uma barra com as funções Play, Stop, Velocidade de Leitura, Tom de Voz e volume. Com essas funções o internauta poderá ouvir a notícia narrada por uma locução, podendo controlar a velocidade da leitura e o tom de voz que melhor atenda sua necessidade, além do volume do áudio.

Para o secretário de Comunicação Thiago Monteiro, a acessibilidade não está só nos espaços físicos, mas também em todos os espaços de existência e expressão como a internet. “Se informar, principalmente sobre as obras, ações e gastos do poder público é uma forma de exercer a cidadania e esse é um direito de todos. Dessa forma, facilitar o acesso às informações oficiais da prefeitura é uma obrigação nossa enquanto poder público e é isso que estamos buscando fazer em todos os nossos meios de comunicação”, afirma o secretário.

A prefeitura de Nova Serrana está presente na internet em diversas plataformas:

Site oficial: novaserrana.mg.gov.br
Instagram: instagram.com/prefeituranovaserrana