06 JUN 2023
LIRAA DE MAIO APONTA MÉDIO RISCO DE INFESTAÇÃO
O LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aeds aegypti), realizado entre os dias 29/5 e 1/6/23, apresentou um resultado menor do que o anterior, caindo agora para uma situação de médio risco. O último levantamento apontava que o município se encontrava em alto risco.

O resultado foi de IIP 2,1%, tendo os reservatórios com maiores índice de identificação de focos: 43,1% Criadouros B, vasos, frascos com água, bebedouros de animais, material de construção, e recipientes de degelo. 20,7% Criadouro A2, depósitos ao nível do solo, consumo doméstico: barri, tambor, tanque e poço. 17,2% Criadouro C, depósitos em obras, borracharias, hortas, calhas, sanitários em desuso, piscinas não tratadas, fontes ornamentais, caixa de inspeção/passagem. 12,1% Criadouro lixo, recipientes plásticos, garrafas, latas, sucata em pátios, ferro velho, recicladora, e entulhos. Criadouro D1, pneus.

Os trabalhos de combate ao mosquito não param

A Vigilância Epidemiológica, juntamente com a Mobilização em Saúde, está em ação permanente em parceria com a secretaria de Educação e Cultura e com a Atenção Primária, promovendo através do Programa Saúde na Escola, eventos nas instituições de ensino do município com os temas: ‘Dengue’ e ‘Doença de Chagas’.

Ainda estão sendo realizadas mobilizações junto com a secretaria de Desenvolvimento Social, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social. Outras ações da Sipat continuam, através de palestras, em parceria com o Sindinova e com as empresas locais.

Abaixo a relação dos resultados do LIRAa, em três anos, e os bairros identificados criadouros e focos do Aeds aegypti.

RESULTADO LIRAa LEVANTAMENTO DO ÍNDICE RÁPIDO DE INFESTAÇÃO DO AEDS AEGYPTI

Resultado LIRAa 2021 Resultado LIRAa 2022 Resultado do LIRAa 2023
Janeiro 6,9%
Janeiro 7,6%