29 JUN 2023
GOVERNO
ESTÁ CONFIRMADO: NOVA SERRANA É A CIDADE QUE MAIS CRESCE NO CENTRO-OESTE DE MINAS
Saiu na quarta-feira (28/6), os resultados do Censo populacional 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Nova Serrana mais uma vez foi a cidade que mais cresceu no Centro-Oeste de Minas. O município atingiu a marca dos 105.552 habitantes.

Entre 30 cidades mais populosas do estado, Nova Serrana foi a que mais cresceu, tendo um aumento populacional de 43% nos últimos 12 anos, o que equivale a 31.853 novos habitantes.  No último Censo, realizado em 2010, a cidade contava com 73.699 residentes.

Os números são bastante expressivos. O crescimento em Nova Serrana é quase 7 vezes o crescimento do Brasil e quase 10 vezes o crescimento de Minas no mesmo período. Comparando com cidades vizinhas tem-se uma noção de como a capital do calçado tem atraído um número cada vez maior de migrantes. Divinópolis, por exemplo, que conta com uma população de 213 mil pessoas, cresceu na última década apenas 8%. Pará de Minas cresceu 15%, Itaúna 14% e Bom Despacho 13%.

“Isso mostra que Nova Serrana é uma potência não só no estado mais também no Brasil e esse crescimento pode ser atribuído à pujança da economia local, principalmente à indústria calçadista como também aos avanços promovidos pela administração pública nos últimos anos, do que se refere à saúde, educação e segurança”, comentou o prefeito Euzebio Lago.

Apesar da estimativa do IBGE para Nova Serrana que era de mais de 108 mil habitantes, ter frustrado algumas expectativas, o crescimento de 43,22% é um fato para se comemorar. Enquanto o país enfrentou na última década recessão econômica, pandemia e crises de saúde como o surto de Zika Vírus, o que se refletiu no resultado do último Censo, Nova Serrana continuou crescendo a passos largos, recebendo cerca de 2.600 pessoas por ano.

“Independente das crises, Nova Serrana, continua sendo uma terra de oportunidades, para onde as pessoas se dirigem procurando meio de concretizar seus sonhos e em busca de uma vida melhor”, concluiu o prefeito.
Com os novos dados divulgados pelo IBGE Nova Serrana passou a ser no ranking de população a 29ª cidade no estado, a 139ª no Sudeste e a 296ª no Brasil.
29/06/2023
CENSO IBGE