30 JUN 2023
ESTUDANTES DE NOVA SERRANA RECEBEM AÇÃO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Conhecer para valorizar e preservar — este é o objetivo da Superintendência de Cultura vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nova Serrana — que realizou na quinta (15/6) uma atividade de difusão cultural com alunos do ensino fundamental de um colégio particular da cidade.

Na ação foram visitados o altar-mor da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no distrito de Boa Vista de Minas, as instalações da antiga estação ferroviária do Cercado (às margens do rio Pará), o casarão do senhor José Caetano de Freitas (rua Dimas Guimarães), o espaço turístico/cultural da “Rua da Pedreira” (centro), além do circuito religioso e paisagístico da Serra da Capelinha. O superintendente de Cultura, Hudson Bruno Lemos, explica a iniciativa e sua importância. “A professora Cintya Alves, do Colégio Anglo, buscou na Cultura informações relacionadas ao patrimônio histórico de Nova Serrana para realização de um projeto interdisciplinar.

Nova Serrana possui bens culturais protegidos, desproporcionalmente, à sua trajetória histórica. No entanto, propusemos uma visita guiada a alguns dos bens culturais preservados existentes no município. A cada local visitado, pouquíssimos alunos conheciam a relevância e história envolvida no bem. A iniciativa foi tão exitosa que replicaremos na rede municipal de ensino, seguindo determinação da secretária Neusa Lago”, afirmou.

Patrimônio Cultural em Nova Serrana

O patrimônio cultural protegido diz respeito aos bens culturais, materiais ou imateriais, que, em função de seu valor histórico, artístico, estético, afetivo, simbólico, dentre outros, receberam algum tipo de proteção pelo poder público, tal o como tombamento, o registro imaterial, o inventário ou outras formas de acautelamento previstas na legislação. A superintendência de Cultura de Nova Serrana conta com uma assessoria técnica nas ações junto da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult, além do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais -Iepha e Ministério da Cultura-MinC. Por determinação do prefeito Euzebio Lago, nos últimos meses, o setor de cultura em Nova Serrana passa por uma restruturação. Ações e iniciativas receberão mais atenção do governo municipal seguindo orientações técnicas dos órgãos estaduais e federais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024