15 AGO 2023
GOVERNO
DIRETOR DO PROCON MUNICIPAL APRESENTA BALANÇO DE ATENDIMENTOS AO PREFEITO EUZEBIO LAGO

O coordenador do Procon Municipal de Nova Serrana, Ivandilson Carneiro dos Santos, esteve na última semana no gabinete do prefeito Euzebio Lago para apresentar um balanço dos atendimentos do órgão entre os anos de 2017 a 2023.  O Secretário de Governo Eneas Fernandes também participou da reunião.

De acordo com o relatório apresentado, entre 2017 e 2023, o Procon atendeu quase 13 mil pessoas, se consolidando na cidade como instrumento de garantia dos direitos dos consumidores. Os atendimentos se deram por meio presencial telefone e internet.

No total, nestes cinco anos foram recebidas no Procon 898 reclamações e realizados 12.853 atendimentos. As principais áreas de atuação do Procon são foram nos setores assuntos financeiros (50% dos atendimentos), seguidos pelos serviços essenciais e privados, produtos, habitação, saúde e alimentos.

“A principal atividade do órgão sempre foi o contato direto com o consumidor, fazendo a intermediação entre ele e o fornecedor, em busca de um acordo, função que ficou ainda mais em evidência a partir de 2017”, comenta o coordenador do Procon Ivan Carneiro.

O Procon de Nova Serrana busca a garantia dos direitos dos consumidores realizando diversos tipos de atendimento, como o atendimento preliminar, que procura esclarecer o consumidor sobre deveres e direitos, e se for o caso, abrir uma reclamação ou tentativa de acordo via telefone.

A carta de investigação também é um instrumento utilizado pelo órgão. A carta é enviada diretamente ao fornecedor, relatando o suposto dano ou norma violada e aguardando uma resposta para tentativa de acordo.

Por fim, as audiências de conciliação são requisitadas para um diálogo entre as duas partes, quando se espera um acordo que é registrado junto ao poder Judiciário.

O Procon de Nova Serrana fica na sala A-09, do Centro Administrativo, na rua João Martins do Espírito Santo, 12 – Park D. Gumercinda Martins.

‌CONTATOS DO PROCON

/ 3226-9054 / 3226-9059