26 OUT 2023
DESCARTE O SEU LIXO NO LUGAR CERTO E DA MANEIRA CORRETA
No dia 11 de outubro, acompanhados da coordenadora, Idália Carneiro, agentes da Endemias, fizeram um mutirão para a retirada de materiais inservíveis de lotes vagos.

A equipe detectou (e recolheu) uma considerável quantidade de lixo doméstico, descartado por cima dos muros de terrenos, causando transtornos para vizinhos e transeuntes.

O descarte aleatório e descontrolado de lixo doméstico em lotes vagos, normalmente resultam no surgimento de baratas, escorpiões, ratos e insetos. Além disso, diversos utensílios dispensados nestes locais podem acumular água parada, causando grande problema de saúde pública, contribuindo para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, chukungunya e zika vírus.

Segundo Idália, além do lixo doméstico, os agentes encontraram também lixo industrial e até mesmo seringas pós uso de insulina.

A coordenadora comunica aos moradores de Nova Serrana, que o descarte de qualquer tipo de lixo em lote vago é crime, e clama à população que jamais descarte qualquer tipo de seringa usada em local inapropriado, tampouco sem os cuidados devidos.

O correto, diz Idália, é colocar as seringas numa garrafa pet e entregar no posto de saúde do seu bairro. As equipes destes estabelecimentos estão treinadas e preparadas para receber o material, acomoda-lo e entrega-lo no local apropriado e de referência do município, evitando assim problemas como acidentes diversos e graves.

“Hoje é muito comum as pessoas revirarem lixos indevidamente descartados em busca de latinhas de alumínio, plásticos e outros materiais recicláveis. O descarte indevido de material contaminado, tais como seringas, em lotes vagos ou sem ser devidamente embaladas, podem infectar essas pessoas bem como profissionais que trabalham no recolhimento do lixo na cidade. Temos que ter responsabilidade”, conclui a coordenadora.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024