AO VIVO: FESTA DO TRABALHADOR DE NOVA SERRANA 2024 - DIA 3
ASSISTIR

29 NOV 2023
DEZEMBRO VERDE: CONTRA O ABANDONO DOS ANIMAIS
Entre diversas coisas importantes a ser lembradas quando nos brota o desejo de criar um pet, a mais importante delas é, com certeza, o planejamento. A ausência deste está por trás de uma considerável percentagem dos casos de animais abandonados.

Um grande “NÃO” ao abandono de animais é o principal motivo da existência da campanha Dezembro Verde.

Entre os principais motivos de abandono de pets estão problemas financeiros e questões relacionadas ao comportamento do animal, tais como desobediência, destruição de objetos em casa, marcação de território e latidos excessivos que geram incômodos ou atritos com vizinhos. Por isso é importante que a primeira ação quando da intenção de ter-se um animal doméstico é planejar bem a adoção. E avaliar todos os seus prós e contras.

A falta de planejamento, amor e compromisso com a criação de um animal também se detecta nos casos de férias familiares; ocasião em que o tutor não tem com quem deixar o animal, não possui recursos financeiros para contratar um cuidador ou para hospeda-lo em um hotel para pets. Com isso, os abandonam.

Uma lei para o Dezembro Verde

Para ampliar a reflexão sobre o assunto, foi proposto na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5.481/2020, que infelizmente ainda aguarda a apreciação do Senado Federal, apesar de ter sido criado em 2020. A ideia do projeto de Lei é justamente institucionalizar a Campanha “Dezembro Verde”, dedicada a ações de conscientização contra o abandono de animais.

O objetivo da proposta é esclarecer a população sobre a guarda responsável de animais e chamar atenção para o problema do abandono de cães e gatos em parques, avenidas, ruas, bairros e estradas da cidade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024