17 JAN 2024
GOVERNO
RANKING APONTA NOVA SERRANA COMO UMA DAS TRÊS MELHORES CIDADES DO BRASIL PARA FAZER NEGÓCIOS NO SETOR INDUSTRIAL

Capital nacional do calçado esportivo é a melhor cidade de Minas Gerais, de acordo com levantamento.

Entre os mais de 5.500 municípios brasileiros, Nova Serrana é a terceira colocada no ranking de 2023 como melhor cidade para fazer negócios na indústria. O levantamento foi divulgado pela Revista Exame e considera todo o país, sendo Joinville (SC) e Caxias do Sul (RS), respectivamente, a primeira e a segunda na colocação.

Além de se destacar no cenário nacional, Nova Serrana é a primeira colocada no estado de Minas Gerais. Vale ressaltar ainda que a capital do calçado esportivo foi a única cidade do Centro-Oeste a compor o ranking brasileiro de negócios no setor industrial.

O Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos. Aspectos estes que estão diretamente ligados à ação municipal em proporcionar um ambiente mais favorável para o estabelecimento de negócios.

O prefeito Euzebio Lago comentou o resultado: “recebi com muita satisfação a notícia da colocação de Nova Serrana no ranking divulgado pela revista Exame de melhores cidades do país para se fazer negócio. Enquanto gestão nós temos buscado incentivar e favorecer que o município continue crescendo: oferecendo qualidade de vida para a população e infraestrutura. O resultado, claro, é uma ação conjunta. Por isso aproveito para parabenizar os empresários da cidade e também para dizer a população que este é um reconhecimento da força, do esforço e trabalho de cada um! Nova Serrana é mais do que nunca a cidade do desenvolvimento”, finaliza.

No estudo da categoria Indústria, foram analisados indicadores como: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador na indústria, estabelecimento industriais, exportação industrial, distância do aeroporto, rodovias federais e concentração de empregos no setor.

Nova Serrana ficou com 4.578 IQM 2023, com apenas uma diferença de apenas 44 para a segunda colocada no país (Caxias do Sul com 4.622) e 73 para a primeira (Joinville - 4.651). Em Minas Gerais, Betim ficou em segundo lugar com 4.425 (153 a menos do IQM, comparado com Nova Serrana) e em terceiro Nova Lima com 4.224 (diferença de menos 354 do IQM, em relação a Nova Serrana).