30 JAN 2024
TRÂNSITO, TRANSPORTE E DEFESA SOCIAL
GUARDAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE ENCONTROS DA CAMPANHA ‘JANEIRO BRANCO’
Por ocasião do “Janeiro Branco”, a Secretaria de Trânsito Transporte e Defesa Social (SETRAD), através do serviço de atendimento psicológico oferecido pela Prefeitura de Nova Serrana, buscando à promoção da saúde mental dos Guardas Municipais, promoveu uma roda de conversa na preleção dos turnos dos agentes de segurança da respectiva secretaria.

A campanha visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

O encontro, intitulado "Autocuidado Emocional - Um compromisso para o ano todo", aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de janeiro na sede da Guarda Municipal de Nova Serrana. Segundo Homero Avelar, psicólogo responsável pelos atendimentos psicológicos do efetivo da Guarda, “A ideia é chamar a atenção para que o indivíduo priorize o cuidado com a saúde mental”.

O profissional ressalta ainda que o olhar para a saúde mental é importante não só nos casos graves, mas também antes de as doenças encaminharem para situações mais complexas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das pessoas que vivem com condições de saúde mental estão sem nenhum tipo de tratamento qualificado para o cuidado. "A ideia dos grupos é criar um espaço para podermos refletir sobre a prevenção primária, o cuidado com a saúde mental desde o início, saúde como uma atividade contínua.", ressalta por fim, o profissional responsável pelos encontros.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024