10 DEZ 2023
ESPORTE E LAZER
PREFEITURA OFERECE AOS ALUNOS ATIVIDADES FISICAS NO CONTRATURNO ESCOLAR
A Prefeitura de Nova Serrana, através da Secretaria de Educação realizou durante o ano o Projeto Educação Infantil em Rede que teve com principal objetivo trabalhar o movimento e a coordenação motora dos nossos alunos de 02 a 05 anos atendidos nos nossos CMEI's e Escolas Municipais de educação infantil.

A atividade lúdica funciona como um elo entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, na Educação Infantil por isto a partir do brincar, a criança desenvolve à aprendizagem, através do desenvolvimento social, cultural e pessoal, contribuindo para uma vida saudável tanto física como mental.

Iniciado juntamente com as aulas em fevereiro, até dezembro 5.103 alunos de 43 escolas municipais, realizaram atividades que os possibilitaram explorar conjuntamente gestos e movimentos; conviver e aprender, em diferentes situações nas brincadeiras, trabalhar contextos sociais, de respeito e amor ao próximo. Vivenciar jogos e brincadeiras; desenvolver a coordenação motora global; trabalhar agilidade, concentração, velocidade e atenção.

A educação infantil em Nova Serrana é realizada no período integral, e o projeto de atividades aconteceram no contra-turno escolar, onde os alunos aprenderam na prática atividades esportivas de queimada, cabo de guerra, xadrez, dama, peteca, slack line, corridas, saltos, arremessos, ciclismo, ginásticas artística e rítmica, dança, boliche, capoeira, ping-pong, e diversos outros tipos de brincadeiras e atividades lúdicas muitas das vezes realizadas com materiais criados pelos próprios professores nas oficinas de capacitação realizadas mensalmente pela equipe pedagógica do projeto.

A Prefeitura de Nova Serrana entende que a psicomotricidade na educação infantil é de grande importância, pois prevê a formação da base indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico da criança por isso possibilita, mesmo sem a obrigatoriedade da Educação física nestes períodos, a Educação Infantil em Rede para que através de jogos e atividades esportivas e lúdicas, a mesma se conscientize sobre seu corpo, gestos e movimentos.