A Secretaria de Saúde de Nova serrana realizou o primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) do ano de 2015. De 13 a 15 de janeiro foram realizadas 1.535 visitas a imóveis de todos os bairros da cidade. O resultado foi de 1,2%, índice pouco acima do proposto pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Isso significa que Nova Serrana não corre risco de uma epidemia de Dengue, entretanto os cuidados devem ser mantidos.
Os locais com maior número de focos de dengue foram as caixas d’água, (27%), seguida por tambores, tanques, cisternas (22,7%) e vasos, pratos de plantas, bebedouros e materiais de construção (22,7%). Lixo, resíduos sólidos e pneus completam a lista.
Em 20 bairros, o índice de infestação foi maior que nos demais, o que fará com que as ações de combate ao mosquito da Dengue sejam intensificadas nestes locais.
Os bairros com maior índice de infestação são: Araguaia, Centro, Frei Paulo, Dom Bosco, Fausto Pinto, Francisco Lucas, Frei Paulo, Ipiranga, Jardim Padre Lauro, Jardim São Francisco, Jeferson Batista de Freitas, Gumercinda Martins, Romeu Duarte, Sagrada Família, Santa Maria, São Cristovão, São Marcos, São Sebastião, Vila Ozanan.
A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Nova Serrana intensificaram os trabalhos com o objetivo de reduzir ainda mais o índice de Dengue na cidade. Já estão sendo realizadas visitas aos imóveis para remoção de lixo, tratamento dos reservatórios e trabalho educativo, conscientizando os moradores sobre a importância de evitar o acúmulo de água.
No início de fevereiro a campanha Quintal Limpo será retomada. Uma equipe conjunta das secretarias de Obras e Saúde passam por todos os bairros recolhendo o lixo das calçadas, lotes vagos e imóveis em geral.