A Secretária de Saúde de Nova Serrana encerrou ontem (12), as atividades de orientação e prevenção à Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) para o período de Carnaval.
O principal objetivo da ação foi encorajar as pessoas a fazer o teste de HIV e estimular o uso da camisinha em todos os tipos de relações sexuais.
Neste ano, os trabalhos foram realizados no estacionamento do MAC Supermercados, onde a população pode tirar suas dúvidas sobre o assunto e agendar o teste de HIV gratuitamente.
“Foi uma ação muito importante para promover a prevenção em saúde, principalmente entre os jovens. Como ocorre todos os anos, nossa equipe trabalha levando informação, distribuindo preservativos e, neste ano, agendando o teste de HIV”, explicou Idália Carneiro, coordenadora de Endemias da Secretária de Saúde. Vale lembrar que o teste de HIV pode ser agendado em qualquer dia na unidade de saúde de seu bairro ou na Secretaria de Saúde.
DST’s
As doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.
Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação.
O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
Mais informações 37 3225-8700.