O período de vacinação contra a Febre Aftosa começou na sexta-feira (1), em todo o estado de Minas Gerais. A expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é de que todo o rebanho do estado, estimado em 23 milhões de bovinos e bubalinos, seja imunizado até 31 de maio.
A imunização deve ser realizada duas vezes ao ano, em maio e em novembro. Nesta primeira etapa, os animais de todas as idades e sexos devem ser vacinados. A vacina pode ser adquirida nas casas agropecuárias de Nova Serrana e varia entre R$ 19,00 e R$ 22,00 reais.
Para comprovar a vacinação do rebanho é necessário que o produtor preencha o formulário de declaração de vacinação no site do IMA ou presencialmente na Secretária de Agricultura. Se realizada dentro do prazo, a atualização cadastral não acarretará ônus fiscal para o produtor.
O estado de Minas Gerais é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febra aftosa com vacinação e a não vacinação acarreta em vários problemas para os produtores, além do bloqueio das exportações e queda imediata de faturamento.
Em caso de rebanho doente é necessário sacrificar tanto os animais infectados como aqueles que tiveram contato cos animais doentes. A febre aftosa não é transmitida para o ser humano.
Mais informações na Secretária de Agricultura que fica na sala A-9 no Centro Administrativo ou pelo telefone (37) 3226-9004.