A rede municipal de Educação de Nova Serrana está sendo ampliada e poderá ganhar novas unidades educacionais. O prefeito Joel Martins, o secretário municipal de Administração, Domingos Sávio de Oliveira e o deputado federal, Jaiminho Martins (PSD-MG), estiveram no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, em Brasília. Depois de um encontro com assessores de relações institucionais da autarquia que é responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação, eles saíram com boas notícias para Nova Serrana.
Além de duas escolas que estão sendo construídas nas comunidades de Areias e Barretos, a comunidade de Gamas deverá ser beneficiada com verba do Fundo para a construção de mais uma escola municipal de primeiro grau. Ao todo as três unidades devem receber cerca de 1200 alunos divididos em dois turnos.
Além disso, Está prevista a construção de três novas creches pelo Proinfância, programa do FNDE que transfere recursos financeiros para a construção dessas unidades de educação infantil. Ao todo, as creches deverão receber 700 crianças de seis meses a quatro anos. Como este programa também inclui a aquisição de móveis e equipamentos adequados à educação infantil, ele deverá ser usado para equipar duas creches do Proinfância já em funcionamento em Nova Serrana. Para isso, devem ser destinados R$329 mil do fundo para a compra deste mobiliário.
Para o prefeito de Nova Serrana Joel Martins, a reunião foi muito importante. “Saímos da reunião com assuntos definidos, principalmente com relação às creches do Programa Proinfância. Tudo isso será muito importante para o nosso município porque a demanda por vagas é muito grande”, avaliou o prefeito
O deputado Jaime Martins considerou a reunião proveitosa. “Nós tratamos da educação básica e infantil de Nova Serrana. São mais três escolas de educação infantil que estão projetadas, uma grande e duas escolas médias que iniciarão a construção. O prefeito, em breve, poderá licitar. São também escolas de ensino fundamental que estarão sendo concluídas. Todas as escolas são muito importantes”.