A vacinação contra raiva em cães e gatos na zona rural de Nova Serrana continua até o dia 31 de julho nas fazendas e casas. Em agosto será a vez dos cães e gatos que vivem na zona urbana serem imunizados. A meta é vacinar cerca de 12.000 animais nas duas regiões.
Os locais de vacinação são pontos estratégicos nas comunidades, como praças e igrejas e também em casas e fazendas. A vacinação na Zona Urbana acontecerá no mês de agosto. Em breve o cronograma com dias e locais também será divulgado.
A vacina vai permanecer disponível durante toda a Campanha no Centro de Controle de Zoonoses, situado na rua Levi Corrêa de Lacerda, no bairro Amazonas (atrás do Centro de Convenções). O horário de funcionamento para vacinação é de 08h às 15h.
O Coordenador da Vigilância Sanitária, Eduardo Peixoto de Lacerda frisa que somente a população canina e felina deverá ser levada aos postos de vacinação. “A partir de 2 meses de idade os animais podem ser vacinados, incluindo cães e gatos idosos, gestantes e em lactação. Já as cadelas e gatas prenhas poderão ser vacinadas desde que não estejam muito próximas do parto”.
Ainda segundo Eduardo, o proprietário deverá levar o animal em coleiras ou caixas transportadoras e os animais com potencial agressivo deverão ser levados amordaçados. “Além disso, não é recomendável que crianças conduzam os animais, sozinhas aos postos de vacinação”, completa. Para saber o dia e local da vacinação em sua comunidade veja o cronograma completo abaixo.
Cronograma completo Vacinação Animal - Zona Rural
Raiva animal
Segundo os dados do Ministério da Saúde, a redução do número de casos de Raiva transmitido por animal doméstico (Cães e Gatos) se deve principalmente às atividades de vigilância, controle e profilaxia humana adotadas. Emerson Evangelista, um dos veterinários responsáveis pela imunização de contra raiva em Nova Serrana, afirma que a vacinação é o método mais eficiente e seguro de evitar a doença tanto em animais quanto em humanos. “A campanha de vacinação antirrábica animal é a mais importante das ações preventivas para os casos da doença em humanos e animais e para seu controle no ciclo urbano”.
A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados, geralmente por uma mordida. Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. Por esta razão, qualquer pessoa que suspeite risco de contrair a raiva deve receber vacinação antirrábica para a proteção.
Os sintomas podem incluir:
Em caso de mordida ou arranhões de animais como: Gatos, Cachorros, Vacas, Furões, Cabras, Morcegos, Castores, Coiotes, Raposas, Macacos, Guaxinins, Gambás e Marmotas procure imediatamente um médico.