O Ministério da Saúde anunciou mudanças no calendário de vacinação em todo o país. As alterações abrangem quatro vacinas já ofertadas no SUS, mas que passam a ter novas recomendações de intervalo entre a aplicação das doses, além da ampliação da faixa etária.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Nova Serrana, todas as unidades de saúde do município que realizam vacinações já foram adaptadas para atender as mudanças.
As alterações seguem a recomendação da Organização Mundial de Saúde e já começaram a valer na primeira semana do ano de 2016. De acordo com o Ministério da Saúde, as medidas são necessárias para reduzir o número de vacinas injetáveis administradas em uma mesma visita ao posto de saúde.
Uma das principias mudanças é na vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), que passa para a ser administrada em duas doses, sendo que a menina deve receber a segunda dose seis meses após a primeira, deixando de ser necessária a administração da terceira dose.
Estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior, comparada com a resposta imunológica de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses.
Para os bebês, a principal diferença será a redução de uma dose da vacina para pneumonia, que, a partir de agora, será aplicada em duas doses mais o reforço. Pesquisas mostraram que este esquema tem o mesmo efeito do esquema de três doses mais um reforço.
Outra mudança é em relação à imunização contra Poliomielite, cuja terceira dose, administrada aos seis meses, deixa de ser oral e passa a ser injetável. A mudança é uma nova etapa para o uso exclusivo da vacina injetável na prevenção contra a paralisia infantil.
Também haverá mudança no reforço da vacina Meningocócica C (Conjugada), que protege as crianças contra meningite causada pela bactéria Meningococo. O reforço, que anteriormente era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicado aos 12 meses, preferencialmente.
Segundo Renata Fontes, enfermeira da Policlínica, todos os profissionais da saúde estão recebendo as novas orientações sobre o novo calendário. “Os profissionais estão passando por treinamentos para se adaptarem ao novo calendário. Nova Serrana tem uma avaliação positiva de cobertura das metas estabelecidas e acredito que elas serão mantidas com este novo cenário.”
Mais informações sobre a atualização do calendário de vacinação podem ser obtidas nas unidades de saúde e na Secretária de Saúde pelo telefone 3225-8760.