05 FEV 2019
SAÚDE
Associação Ebenezer cancela contrato com Nova Serrana e instalação do Hospital Dia é suspensa
Morte do médico criador do Hospital Dia foi fator determinante para o cancelamento

Desde 2017, Nova Serrana estava sendo preparada para receber o Hospital Dia, uma estrutura que beneficiaria justamente a população mais necessitada e dependente do Sistema Único de Saúde (SUS), com a oferta de diversas especialidades médicas.

A trágica morte do médico Roberto Kikawa, criador do projeto Hospital Dia, em novembro de 2018, entretanto, deixou suas consequências em Nova Serrana.

O Hospital Dia Nova Serrana seria instalado no recém criado Complexo Municipal de Saúde, um local com ampla estrutura no bairro dona Gumercinda Martins, que centralizou todos os serviços de saúde da prefeitura, oferecendo economia, acessibilidade e conforto para os usuários.

No entanto, a tragédia de Kikawa abalou as estruturas da Associação Ebenezer, entidade mantenedora do projeto Hospital Dia Nova Serrana.

Por esse motivo, a Associação Ebenezer enviou um ofício à Prefeitura de Nova Serrana informando a impossibilidade de cumprir o contrato assinado com o município. O comunicado ainda informa que a entidade irá centralizar suas ações somente na capital paulista, encerrando as atividades das unidades em outros estados do país e no exterior.

O principal motivo é que a Associação não conta mais com os recursos de doações de empresas e voluntários angariadas através da intervenção do médico Roberto Kikawa, que ajudavam a custear os procedimentos executados pelo Hospital Dia.

Desta forma, por ora, o sonho do Hospital Dia Nova Serrana será adiado. A estrutura preparada no Complexo Municipal de Saúde deverá ser readequada, parte do galpão foi colocada à disposição do proprietário, considerando as necessidades da secretaria e a situação que o município vive.