• Maio 2020
08 MAI 2020
Governo Municipal retoma obras da Unidade de Atenção Especializada em Saúde

O Governo Municipal de Nova Serrana retomou as obras de conclusão da 1º etapa da Unidade de Atenção Especializada em Saúde, localizada entre os bairros Planalto e Belvedere. No local serão oferecidos diversos serviços de saúde para população, atendendo, principalmente, a demanda de toda aquela região. No local também será instalado um PSf para atender os moradores dos bairros Antônio Venâncio, Lincoln Nogueira, Belvedere e região. Por determinação do prefeito Euzebio Lago, as obras serão agilizadas para oferecer, caso necessário, atendimento de apoio na atual situação de pandemia.

Histórico da obra

A referida unidade teve suas obras iniciadas em 2015, por meio de uma emenda parlamentar do então deputado federal Jaime Martins, no valor de 2,1 milhões de reais. À época, a obra estava prevista para ser construída em uma área de 1.000 m². Em 2017, as obras foram abandonadas pela empreiteira responsável pelos trabalhos.

Uma reprogramação das obras, com novas planilhas e projetos foi realizada pelo governo municipal em 2018. No ano seguinte (2019) os tramites burocráticos para a liberação de recursos pelo governo federal foi vencido e a prefeitura de Nova Serrana realizou nova licitação para retomada das obras. Em 2020 por fim, foi assinada ordem de serviço para o reinício dos trabalhos.

1ª Etapa

A 1º etapa da unidade está orçada em 770 mil reais (recursos federais), mais 200 mil reais de contrapartida da prefeitura para instalação do sistema de ventilação, que possui tecnologia moderna e mecanizada, sem a necessidade de instalação de janelas. A previsão de conclusão é ainda para o segundo semestre de 2020.

De acordo com o prefeito Euzebio Lago, o objetivo de retomar as obras é a instalação de uma unidade de saúde que atenda a demanda da região, que inclui os bairros Planalto, Itapuã, Belvedere, Antônio Venâncio, Lincoln Nogueira, entre outros. “Primeiramente é preciso deixar claro que aquela obra nunca se tratou de um hospital. É uma unidade especializada em saúde, cujas obras foram abandonadas pela empreiteira e sofreu com diversos entraves burocráticos para liberação de recursos. Agora, nosso governo municipal superou essas dificuldades e vamos finalizar a obra, que beneficiará milhares de moradores daquela região”.

2ª Etapa

Já para o início da segunda fase da obra, estão previstos recursos federais na ordem de 2 milhões de reais para a instalação do Centro Especializado em Serviços de Imagens, Diagnóstico e Laboratório. No local serão centralizados todos os serviços de exames laboratoriais.

A licitação para escolha da empresa responsável pela realização da 2ª etapa aconteceu no dia 4 de maio de 2020 e o processo está em fase de finalização.