06 JUL 2022
SAÚDE
CENTRO DE HEMODIÁLISE DE NOVA SERRANA AGUARDA LIBERAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTADUAL PARA INICIAR ATENDIMENTOS
Aconteceu na semana passada, no dia (29/06) uma reunião no gabinete do prefeito com a presença dos vereadores, secretária de Saúde, vice-prefeito e prefeito para tratar sobre o centro de hemodiálise em Nova Serrana.

O prefeito abriu a reunião falando da importância da implantação do serviço de hemodiálise no município e de ofertar o serviço de maneira mais humanizada aos quase 50 pacientes de Nova Serrana, que se deslocam três vezes por semana para fazer o procedimento nos municípios de Divinópolis, Bom Despacho, Formiga, Pará de Minas e Belo Horizonte; além dos pacientes das cidades vizinhas, que também serão atendidos em Nova Serrana.

A secretária de Saúde, Glaucia Sbampato, apresentou aos vereadores toda a documentação relativa aos trâmites necessários para a implantação do serviço, entre eles o estudo de viabilidade (aprovado pelos 53 secretários de saúde da macrorregião oeste de Saúde e pelo governo estadual). Trâmites esses estritamente técnicos e sem os quais não é possível a implantação de qualquer serviço de alta complexidade.

Ao final do encontro foi apresentado aos vereadores o cronograma de instalação dos equipamentos, valor que ultrapassa os 1,3 milhão de reais e tem como origem emendas parlamentares estaduais.

Com a documentação apresentada, cabe agora à Vigilância Sanitária Estadual aprovar o funcionamento para o início do serviço. A obra já está finalizada e tem capacidade para atender até 60 pacientes.