30 JAN 2023
NOVA SERRANA ADERE AO PROGRAMA MAIS PECUÁRIA BRASIL
Na última quinta-feira (26/1), Nova Serrana fez aderência ao programa “Mais Pecuária Brasil” da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer).

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi assinado pelo prefeito Euzebio Lago, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helena Sousa e o presidente da Conafer/BR, Carlos Roberto Lopes. O “Mais Pecuária Brasil” visa promover o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte da agricultura familiar por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

Sobre a integração ao programa, o chefe do executivo municipal Euzebio Lago destacou: “a adesão ao ‘Mais Pecuária Brasil’ beneficiará as propriedades rurais de Nova Serrana, melhorando geneticamente os animais e oferecendo assistência técnica ao agricultor, o que resultará a médio e longo prazos no aumento da produção de leite”.

O acordo possui a duração de um ano, podendo ser prorrogado por até dois anos. A meta é inseminar mensalmente 100 matrizes, de forma a produzir e a obter 600 matrizes de bovinos de leite ou de corte prenhas por ano, podendo totalizar até 2.400 matrizes prenhas até o fim do programa. No município, as ações serão coordenadas pelo setor de Agricultura e Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A Prefeitura indicará as famílias beneficiadas e as raças de animais com maior potencial de adaptação e rendimento. Ela fornecerá também o apoio no transporte do técnico da Conafer para visitas técnicas e realização dos trabalhos, além de participar de visitas técnicas, treinamentos, seminários e eventos relacionados ao projeto.

Os pecuaristas interessados em participar do programa podem ir à Secretaria de Desenvolvimento Econômico que está localizada no 2º andar do Centro Administrativo – Sala B-19. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para tirar dúvidas, o telefone de contato é o 3226-9004.