11 ABR 2023
TRÂNSITO, TRANSPORTE E DEFESA SOCIAL
SEGURANÇA NAS ESCOLAS É PRIORIDADE DO GOVERNO MUNICIPAL
Reuniões e ações estão sendo promovidas pelo executivo municipal em parceria com órgãos de segurança pública
O prefeito Euzebio Lago se reuniu com todos os diretores de Cmeis e escolas da rede municipal nesta terça-feira (11/4) para tratar sobre medidas de prevenção nas unidades de ensino de Nova Serrana. O encontro foi motivado pelos casos de violência no ambiente escolar noticiados pela imprensa nas últimas semanas que têm criado uma sensação de insegurança e medo em pais de alunos, levando muitos a impedirem que seus filhos frequentem as aulas.

Além da secretária de Educação e Cultura, Neusa Lago, outros secretários e representantes de órgãos de segurança como a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) também participaram. A ideia é apresentar para os diretores as ações que estão sendo realizadas tanto pelo executivo municipal quanto pela PM no sentido de garantir a segurança de alunos e profissionais da educação no horário de atendimento das escolas e Cmeis.

O encontro, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo, foi dividido em duas etapas: a primeira, pela manhã, com os diretores dos Cmeis e à tarde, das escolas. No total 56 profissionais participaram.
Na quarta-feira (5/4), o prefeito Euzebio Lago já havia convocado em seu gabinete representantes da PM e da GCM e os secretários de Defesa Social (Antônio Marcos) e Educação (Neusa Lago) para discutir estratégias de prevenção no ambiente escolar, ocasião em que foi decidido a realização da reunião com os diretores.

Intensificação das ações de patrulha

A primeira medida adotada pelas autoridades responsáveis pela segurança no município foi a intensificação das ações de patrulha na porta de escolas e Cmeis, tanto no horário de entrada quanto de saída dos alunos. A GCM lançou a operação Escola Segura reforçando a presença dos agentes nas áreas escolares e em alguns casos fazendo o acompanhamento de ônibus escolares.

Protocolos de segurança

Outra estratégia a ser adotada por diretores e funcionários das unidades de educação é a criação de protocolos de segurança para diversas situações, como abertura e fechamento de portões da escola, grupos de comunicação entre as instituições e ações emergenciais em situações de perigo eminente.

“As escolas precisam criar protocolos de segurança e a PM e a GCM ajudaram nisso. Um portão de escola jamais pode ficar aberto, em ocasião nenhuma. Quando chamar no portão é preciso ser identificado e em hipótese alguma abrir sem saber quem é. São medidas como estas que garantirão a segurança de todos”, comentou o prefeito durante a reunião.

Câmeras de monitoramento

Nesta terça-feira (11/4) a prefeitura iniciou a instalação de câmeras de vídeo monitoramento em todas as escolas e Cmeis do município. Serão instalados equipamentos nas áreas internas e externas das unidades que serão monitoradas 24 horas.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024