23 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
NOVA SERRANA AGORA TEM UMA UNIDADE MUNICIPAL DE CADASTRAMENTO - UMC

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Nova Serrana firmou um convênio (acordo de cooperação técnica) para a instalação de uma Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) junto ao INCRA. A ação institucionaliza a parceria para fornecimento de apoio técnico e institucional em ações do Sistema Nacional de Cadastro Rural – SNCR.

Na UMC são oferecidas informações aos interessados sobre quaisquer questões relacionadas ao cadastro de imóveis rurais. Além disso, os técnicos indicados pela prefeitura para atuar no local podem recepcionar, preencher e enviar no SNCR a declaração de cadastro dos titulares que não conseguem fazer pela Declaração para Cadastro Rural – DCR. Os profissionais também estão autorizados a receber e conferir os documentos comprobatórios da Declaração, em meio digital e realizar a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR.

Com o acordo firmado, a unidade cadastral terá acesso ao SNCR, sistema que gera o código do cadastro ou o Certificado de Cadastro Imóvel Rural - CCIR, usado para venda, compra, financiamento bancário, arrendamento, espólio (inventário), políticas públicas rural, entre outras finalidades.

Para a instalação da UMC, foi realizada uma capacitação com um servidor municipal que ficará responsável pela unidade.

Mais informações sobre a UMC o telefone é o 37-3226-9004 ou diretamente na Sala B-19 do Centro Administrativo.