01 JUN 2023
TRÂNSITO, TRANSPORTE E DEFESA SOCIAL
SUTTRAN, GCM E PM FAZEM AÇÃO CONJUNTA CONTRA TRANSPORTE CLANDESTINO EM NOVA SERRANA
Combater o transporte clandestino é uma das prioridades deste governo municipal no que diz respeito a garantir segurança para a população de Nova Serrana. Além de regularizar o serviço de transporte de passageiros (táxi e mototáxti) na cidade, a prefeitura busca combater e coibir a atividade ilegal.

Nesse sentido, durante esta semana a Superintendência de Trânsito de Nova Serrana (Suttran),  está realizando diversas blitz para combater o transporte irregular de passageiros. A ação conta com a parceria da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM) e também visa a fiscalização de uso de celular e não uso de cinto de segurança durante a condução de veículos e documentação irregular.

“Não basta só regularizar o serviço, padronizar os veículos e coletes dos profissionais. É preciso combater o transporte clandestino. Essas blitz visam identificar pessoas que estão desempenhando atividade ilegal de transporte de passageiros, garantindo que somente profissionais cadastrados e em conformidade com a lei possam exercer a atividade”, comenta o secretário de Trânsito, Transporte e Defesa Social, Antônio Marcos.

O transporte irregular de passageiros, além de não garantir segurança para os usuários, uma vez que os veículos não passam por nenhum tipo de vistoria, prejudica o trabalho dos profissionais que estão devidamente regularizados e pagam seus impostos e taxas em dia.

“Se acontecer alguma coisa durante uma viagem feita com um profissional regularizado, é possível identificar o mesmo, apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis. Isso não é possível em caso de transporte clandestino, já que o condutor não tem nenhum registro. Dessa forma o passageiro assume o risco e não tem amparo legal se resguardar”, salienta o superintendente de Trânsito Julimar Silva.

As blitz estão sendo realizadas em pontos estratégicos da cidade e acontecerão durante toda esta semana. A população também pode ajudar denunciando o transporte clandestino pelos telefones 3226-3301 ou 118.