28 JUN 2023
TRÂNSITO, TRANSPORTE E DEFESA SOCIAL
PREFEITURA DE NOVA SERRANA INVESTE NA SAÚDE MENTAL DOS AGENTES DA GCM E TRÂNSITO
Todos os dias os guardas municipais estão nas ruas de Nova Serrana trabalhando para proteger a população e o patrimônio público, além de garantir a ordem e combater o crime.

É natural que a tensão, o medo e a insegurança sejam alguns dos sentimentos que orbitam os pensamentos de um agente de segurança pública e que podem fazer com que ele desenvolva problemas de saúde como ansiedade e depressão. Os índices de afastamento médico, desistência da carreira, e tentativas de suicídio corroboram para o agravamento da situação.

De acordo com Homero Avelar, psicólogo designado para atendimento clínico do efetivo da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito da SETRAD, “quando você acompanha as estatísticas de suicídios no Brasil, segundo o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública do ano de 2022, os integrantes das forças de segurança têm uma média muito maior; um número muito maior de suicídios, de tentativas de suicídios e internações por problemas psiquiátricos. Esses profissionais têm uma rotina e uma atividade que normalmente não cuida do homem”.

Atenta à esta questão, a prefeitura de Nova Serrana, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Defesa Social (SETRAD) iniciou, no dia 23 de maio um Núcleo se Psicologia, que funciona na própria secretaria, para atendimento dos agentes, integrando uma série de estruturas de proteção aos profissionais de segurança e de trânsito, para que eles possam prestar um melhor serviço à sociedade e retornar para suas famílias.

A Lei 14.531/2023 prevê ações de apoio à saúde mental e de prevenção ao suicídio para profissionais de Segurança Pública e de Defesa Social foi sancionada no dia 10 de janeiro deste ano.

“O investimento na saúde mental dos agentes de segurança e de trânsito do município faz parte de uma série de investimentos feitos pelo prefeito Euzebio Lago na respectiva secretaria, visando o bem estar e a boa saúde mental dos agentes”, pontuou o secretário de Trânsito, Transporte e Defesa Social de Nova Serrana, Antônio Marcos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024