05 JUL 2023
EDUCAÇÃO
CULTURA DE NOVA SERRANA BUSCA EM PARACATU REFERÊNCIAS PARA PRESERVAÇÃO DE CASARÃO COLONIAL
A Secretaria de Educação e Cultura (Semec) esteve na região noroeste de Paracatu levantando informações para uma intervenção por parte da Prefeitura, no casarão do período colonial localizado no centro de Nova Serrana. Fizeram a visita na terça (20/6), a secretária da pasta, Neusa Lago, a engenheira civil Francielle Rodrigues e o superintendente de Cultura Hudson Bruno Lemos.

Paracatu é reconhecida com o título de oitava Vila do Ouro em Minas, além de ser referência no estado em processos de conservação, reparação e restauração de patrimônio cultural.

A cidade conta com um centro histórico onde estão instalados cerca de 230 imóveis construídos no ciclo do ouro (entre os anos 1701 e 1800) que compõem patrimônio protegido. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paracatu possui técnicos especializados em patrimônio histórico e cultural.

Casarão colonial em Nova Serrana

O casarão do senhor José Caetano de Freitas está localizado na rua Dimas Guimarães, 194, e é um patrimônio tombado do município, constante no artigo 195, da Lei Orgânica de 1990. Ainda conforme a lei, o imóvel é destinado à instalação do Museu Histórico de Nova Serrana.

O tombamento é um procedimento legal que garante proteção e preservação de bens (móveis e imóveis), considerando sua importância cultural e histórica para a cidade. Cabe ao poder público (município) a adoção de medidas para cumprir a lei, caso os proprietários assim não procedam, na manutenção, revitalização, reabilitação e até restauração do bem.

A secretária de Educação e Cultura Neusa Lago afirma que a intervenção no casarão poderá ser um dos presentes do governo municipal para a cidade, em 2024. “Nova Serrana está próxima de comemorar 70 anos de emancipação e estamos trabalhando na valorização da história, cultura e todo o patrimônio deste município. A Educação e a Cultura são umas de nossas prioridades”, conclui.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024