04 DEZ 2023
SAÚDE
DEZEMBRO VERMELHO: UM MÊS INTEIRO DEDICADO À LUTA CONTRA O VÍRUS HIV E A OUTRAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
O último mês do ano começa com uma importante campanha da secretaria de Saúde: O Dezembro Vermelho.

A campanha, que foi instituída 2017, vem representando, desde aquele ano, uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A campanha é composta por uma série de atividades, ações e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV, tendo como roteiro os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado todos os setores da administração pública, autarquias e entidades da sociedade civil organizada.

O Dezembro Vermelho em Nova Serrana, este ano, começará com um seminário na câmara Municipal de Nova Serrana, direcionado a médicos e
enfermeiros da rede pública de Saúde.

Os temas do encontro serão: a Sensibilização para ampliação e qualificação da atenção ao HIV/AIDS; as Hepatites virais e as outras infecções Sexualmente Transmissíveis na Atenção Primaria à Saúde e Compartilhando cuidados nas Redes de Atenção à Saúde.

O que é a Aids

Aids é a doença causada pela infecção do vírus da imunodeficiência humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Quais os locais de atendimento de portadores do vírus HIV

Em todas as unidades básicas de saúde de Nova Serrana, a população encontra informação e atendimento por equipes multiprofissionais, compostas por médicos e enfermeiros, dentre outros. Todos aptos a realizar o diagnóstico e o acompanhamento desta população em todos os ciclos da vida.
Os pacientes com diagnóstico HIV/Hepatites virais são referenciados para Atenção Especializada-(SAE) no município Divinópolis, para os atendimentos com Infectologistas;

O que o município oferece ao portador do vírus

Agendamento de consulta serviço Atenção especializada-SAE;
Agendamento e oferta de Exames laboratoriais (clínicos e de imagem);
Oferta da medicação e orientação farmacêutica do serviço de medicamento de alto custo;
Oferta de transporte para o deslocamento para as consultas TFD;
Oferta de teste rápido nas unidades de saúde para o diagnóstico precoce;
Oferta de preservativo;

Acompanhamento psicológico equipe especializada apoio a Atenção Primária Saúde-NASF;
Apoio e acompanhamento dos pacientes vivendo em situação de rua com diagnóstico de HIV/AIDS /Hepatites pela unidade Centro POP;
Ações de prevenção, diagnóstico e tratamento dos pacientes com diagnóstico de HIV/Aids, da população privada de liberdade;
Campanhas educativas em eventos públicos sobre a prevenção ao HIV/AIDS, Hepatites virais e Sifillis;

A prevenção é fundamental para uma vida saudável

Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a doença se manifeste de forma agressiva tornando-se a Aids.

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, como o HIV/Aids e das hepatites virais B e C e a sífilis.

A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, distribuído nas unidades de Saúde do município. Outra Ação de prevenção, concentra-se no  diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.