21 DEZ 2023
SAÚDE
CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES TEM UM ANO COM ALTA SURPREENDENTE NOS SERVIÇOS PRESTADOS À POPULAÇÃO
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Nova Serrana chega ao final de 2023 apresentando um resultado surpreendente: somadas, as ações relacionadas aos serviços prestados ultrapassam três mil.

Neste ano o setor foi protagonista, parceiro e patrocinador de diversas caravanas sociais, feiras de adoção, palestras em escolas e empresas e orientações voltadas à educação de tutores e proprietários de animais, tanto domésticos como rurais.

As ações durante o ano se dividiram no atendimento de demandas nas mais variadas áreas de atuação do CCZ. Nas investigações de doenças zoonóticas, por exemplo, as principais doenças diagnosticadas nos animais foram leishmaniose, sarna, e esporotricose. Inclusive graças a uma ação rápida por parte da equipe do Centro, foi possível evitar um surto de esporotricose humana em Nova Serrana.

Em 2023 aproximadamente 350 animais de rua (cães e gatos), foram atendidos pelos médicos veterinários do CCZ. Após avaliação, os animais que se apresentaram aptos, foram castrados, microchipados, vacinados contra raiva, vermifugados e 60% destes reintegrados ao local de captura; os demais, foram adotados. No mesmo período, mais de cem animais de grande porte (equídeos e bovinos) foram retirados da rua, evitando possíveis acidentes.

Animais da fauna silvestres, dentre eles 30 aves, cinco aranhas caranguejeiras, três primatas e um réptil, foram resgatados, consultados, reintegrados à natureza; os casos mais graves foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – CETRAS em Divinópolis.

O CCZ realizou também o Censo 2023 da Fauna Doméstica do Município de Nova Serrana, onde foram contabilizados 27.000 animais, sendo 16.832 cães, 2.534 gatos, 114 bovinos, 99 equídeos, 30 caprinos e 7.793 aves domésticas (galinhas, patos, marrecos, gansos e perus).

Outro importante resultado revelado se refere à participação do município no Programa Estadual de Controle Populacional e Manejo Ético de Cães e gatos, onde foram realizadas castrações em cães e gatos que somam aproximadamente 1.500 animais, sendo que 50% destes tutelados pela população, 30% animais tutelados por OSC’s e 20% animais de rua. No programa, além de castrar, o CCZ, microchipa, vacina contra a raiva, vermífuga e monitora os animais de rua.

Sua denúncia é sempre investigada
A demanda é contínua e, além dos vários trabalhos desenvolvidos pelo CCZ, há o acolhimento de denúncias: neste ano somaram 160 denúncias diversas, com destaque para o atendimento de animais bravios (cerca de 55%), 30% animais em condições de maus tratos e 15% animais de grande porte soltos nas ruas. Nessas denúncias, o CCZ identificou cinco acumuladores de animais. Estes animais receberam consulta, castração e passaram a ser monitorados.

Campanhas, parcerias e capacitação
Durante todo o ano de 2023, foram realizadas várias campanhas, com destaque para a campanha sobre maus tratos e a de vacinação antirrábica, onde mais de dez mil animais entre cães e gatos foram imunizados.

No último mês do ano deu-se a realização do Dezembro Verde – “Não ao abandono”, onde várias palestras e visitas a bairros da cidade tiveram como tema o não abandono de animais.

Para obter esse sucesso e seguir como referência para cidades menores, o CCZ está em constante atualização através de fóruns, cursos, congressos e encontros entre CCZs, sempre ministrados pelas principais entidades ligadas ao assunto, Átis como a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo – IMVC, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais – SEMAD e Secretaria Estadual de Saúde – SES. O setor também se mantém em constante troca de informações com a  Superintendência Regional de Saúde - GRS.

Apenas este ano foram realizadas visitas técnicas em CCZs das cidades de Contagem, Itabirito, Candeias, Formiga e Divinópolis.
Parcerias também constam da pauta de prioridades do CCZ de Nova Serrana. Destas pode-se citar com a Faculdade UNA, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar de Meio Ambiente, Conselho Regional de Medicina Veterinária, SEMAD, CETRAS, ARPA III, Corpo de Bombeiros, Triunfo Concebra e empresas privadas.

Em 2023, o CCZ também recebeu a visita de autoridades das cidades de perdigão, Araújos, Leandro Ferreira, Conceição do Pará, de um médico veterinário do Ministério Público e da diretora da Superintendência Estadual do Meio Ambiente, os quais reconheceram e elogiaram os trabalhos prestados pelo CCZ ao município de Nova Serrana.

Vale lembrar que todos serviços prestados pelo CCZ são gratuitos para toda a  população. Informações através do telefone 3226 4017.