07 FEV 2024
SAÚDE
GESTORA DO HOSPITAL SOFIA FELDMAN VISITA NOVA SERRANA PARA OTIMIZAR O ACOLHIMENTO DE GESTANTES DA CIDADE EM SITUAÇÃO DE ALTO RISCO
A secretaria de Saúde de Nova Serrana recebeu na sexta-feira, dia 2, a sanitarista Marilia Oliveira, coordenadora do setor de controle social e gestão participativa do hospital Sofia Feldman. A profissional foi recebida pela secretária de Saúde, Glaucia Sbampato, na sala de reuniões da secretaria: coordenadores de diversos setores da pasta, representantes da UPA e do hospital São José também marcaram presença.

O intuito da visita foi o de estreitar as relações do hospital (referência no acolhimento e tratamento de gestantes em situação de altíssimo risco em toda Minas Gerais) com os profissionais da Saúde de Nova Serrana; bem como explicar como melhorar o fluxo da parceria e os serviços ofertados. Da pauta também constou a discussão e troca de ideias a fim de otimizar e desburocratizar essa rede humanitária de Saúde.

Sofia Feldman é nossa referência em gestações de altíssimo risco

O Hospital Sofia Feldman é a principal referência nos casos de gravidezes de alto risco em todo o estado de Minas Gerais. Para Nova Serrana o Sofia é igualmente o destino de gestantes nesta situação. Segundo a secretária de Saúde, “a nossa primeira referência é o Hospital São João de Deus. Somente as gestantes em casos muito graves no momento do parto são transferidas para lá.”

Glaucia salienta que esse estreitamento de relação e facilitação de contato sugerido pela gestora do Feldman durante a reunião, servirá para otimizar esse tipo de atendimento, que visivelmente se trata de momentos críticos.

A secretária salienta a importância de ter-se esse suporte e que à medida em que a UPA, a Atenção Primária, o hospital e a Regulação passam a entender exatamente como funciona a parceria (quando e com o quê podem contar), a burocracia encurta; a relação mais próxima contribui para que tenhamos um contato maior e que sejamos mais resolutivos na hora que se precisa encaminhar uma paciente.

“A visita, a conversa e as explicações trazidas pela sanitarista do Sofia foram esclarecedoras e a reunião foi muito positiva.”, concluiu Glaucia.

Atendimento e internação no Sofia Feldman se dão exclusivamente por encaminhamento

Mesmo sendo a maior referência no estado no que diz respeito a atendimento, acolhimento e tratamento de gestantes com gravidezes de alto risco, é importante informar que o hospital só atende e recebe pacientes a partir de encaminhamentos criteriosos, feitos exclusivamente pelos profissionais de saúde da cidade. São estes que farão a avaliação e a partir de critérios pré-estabelecidos encaminharão, ou não, a paciente ao Sofia. Lembrando que num primeiro momento a referência local é o Hospital São João Deus, em Divinópolis.