21 MAR 2024
UNIDADE SENTINELA ESTÁ ATENDENDO CASOS COM SUSPEITA DE DENGUE ANEXA À UPA
Por causa do aumento de casos de dengue em Nova Serrana, a secretaria de Saúde inaugurou na segunda-feira, dia 11, uma unidade de atendimento exclusiva para usuários do serviço público de Saúde do município acometidos pela doença. O intuito é diminuir a fila de atendimentos de outras demandas na UPA.

Desde a sua instalação, a Unidade Sentinela (como foi batizada) tem recebido uma média de 150 pessoas diariamente e, segundo o diretor da UPA, Samuel Castro da Silva, o serviço tem contribuído muito para desafogar a porta da unidade de pronto atendimento.

A Unidade Sentinela

Na Unidade Sentinela estão sendo realizados dezenas de atendimentos diários, tais como hidratação e a aplicação de medicação venosa para tratamento de arboviroses (para casos classificados como A e B); exames laboratoriais para tratamento e acompanhamento da dengue (recomendados pelo ministério da Saúde), também têm sido realizados, com resultados divulgados em até duas horas após a coleta. Para casos graves, a UPA continua sendo referência.

A dengue está em todo o país

O número de pessoas contaminadas pela dengue no Brasil vem aumentando consideravelmente. Na mesma proporção os casos da doença em Minas Gerais e, consequentemente, em Nova Serrana também experimentaram um aumento preocupante. A Unidade Sentinela foi criada justamente para otimizar o atendimento no município e tentar minimizar os efeitos da doença nas pessoas por ela acometidas.

7h às 19h, de segunda-feira à sexta-feira.
No período noturno e nos finais de semana, a UPA continua disponível para a realização de atendimentos a casos com suspeita de dengue.