Estamos passando pela pior seca dos últimos tempos. Todos os reservatórios do país foram afetados pela falta de chuva e todas as regiões do Brasil estão passando por racionamento, tanto de água como de energia, uma vez que a produção desta está diretamente ligada à disponibilidade daquela.
Em Nova Serrana a situação é um pouco mais confortável, já que o Rio Pará, responsável pelo abastecimento da cidade, não foi atingido de forma incidente como muitos outros, entretanto seu nível está bem abaixo do normal.
Preocupada com um possível racionamento na cidade, a Prefeitura de Nova Serrana iniciará uma campanha para chamar a atenção da população para importância de se fazer um uso consciente da água e evitar escassez.
Por meio de peças publicitárias, anúncios em jornal, site, rádio, blitz e nas redes sociais, a Prefeitura dará orientações de consumo sustentável da água, alertando para o perigo da escassez e incentivando a economia do recurso. E para que a empreitada tenha sucesso, a participação da população é muito importante, tanto na economia de água, quanto na propaganda boca a boca.
Não pense que ela não acaba
Partindo do princípio de que a água disponível para consumo em nosso planeta está cada vez mais escassa, a Prefeitura inicia a campanha com o tema “Água: Não pense que ela não acaba”. O objetivo é chamar a atenção para a finitude da água que usamos em nosso dia a dia para preparar alimentos, lavar roupas, tomar banho, beber. Não pense que ela não acaba.
Sabemos que a água é um recurso infinito, entretanto, a água própria para o consumo humano não. Do total e água existente na Terra, 97% é água salgada, imprópria para o consumo, 2% é água doce congelada nos polos do planeta e 1% está disponível para nosso consumo. Deste 1%, o que for sujo ou contaminado fica indisponível para o uso humano e o processo de reuso é caro e implica investimento em infraestrutura que o país ainda não dispõe.
Preservação das nascentes
Outra iniciativa para preservarmos a água limpa da nossa cidade está sendo realizada pela Secretaria de Meio ambiente, que está inventariando as nascentes do município. O objetivo é catalogá-las e protegê-las. Até o momento, 70 já foram registradas. Os locais das nascentes serão cercados e árvores serão plantadas ao redor.
As pessoas também podem ajudar a preservar denunciando invasão e edificação em áreas de nascentes ou mesmo sua degradação. O mesmo se estende para as áreas de preservação permanente (APP).
Abrace esta campanha. Economize água e oriente seus vizinhos, amigos e parentes a fazerem o mesmo. Á agua é um recurso indispensável para manutenção da vida, ou seja, sem água estaremos fadados a morte. Saiba mais sobre a campanha “Água: Não pense que ela não acaba” no site da Prefeitura, nas redes sociais e nos veículos de comunicação da cidade. Não fique parado, é hora de economizar.