17 MAI 2019
Secretaria de Saúde oferece atividade física com acompanhamento profissional

A Secretaria de Saúde de Nova Serrana está oferecendo atividades físicas com acompanhamento profissional nas unidades UBS e PSF do município.

As aulas oferecem atividades de terapia ocupacional de Xadrez, Damas, Sinuca e Baralho, físicas como ginásticas aeróbica e rítmica, alongamentos, musculação, caminhada, corrida, saltos, arremessos e yoga, além das atividades esportivas como peteca, queimada, e futebol acontecem duas vezes por semana, em diversas praças e quadras da cidade e já conta com 2800 participantes, dentre eles 1145 possuem idade superior a 60 anos.

As atividades são abertas ao público e podem participar pessoas de qualquer idade, com prioridade para pessoas com sobrepeso, diabetes e hipertensão.

Todas as unidades de saúde oferecem o serviço em diferentes horários, de acordo com o cronograma em anexo.

A importância da atividade física

A prática de atividade física faz bem para a mente e para o corpo. Os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. Entre as vantagens para a saúde estão a redução do risco de hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão e quedas em geral. Além disso, a atividade física fortalece ossos e músculos, reduz ansiedade e estresse e melhora a disposição e estimula o convívio social.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia). Mas a falta de tempo com a rotina apertada de trabalho, estudo, cuidados com a casa, faz com que muitas pessoas não façam nenhuma atividade física.

Para se ter uma ideia, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostrou que um a cada dois adultos não pratica o nível de atividade física recomendado pela OMS. Além disso, as pessoas sedentárias têm de 20% a 30% mais risco de morte por doenças crônicas, como doenças do coração e diabetes, que as pessoas que realizam ao menos 30 minutos de atividade física moderada, cinco vezes por semana. Por isso, é fundamental planejar a rotina para praticar atividade física e alcançar uma melhor qualidade de vida. Para aqueles que ainda não conseguem reservar o tempo ideal, qualquer atividade, ainda que de curta duração, já é uma importante evolução.

Com a prática de atividades físicas, a pessoa passa a ter mais disposição para realizar outras tarefas, se sente mais forte, com mais flexibilidade e capacidade funcional, entre muitos outros benefícios.

4 dicas para começar a prática de atividade física:

• Encontre um local adequado para praticar as atividades físicas, como parques, praças e similares;
  • Comece com uma atividade que não exige alto preparo físico;
  • Praticar atividade física perto de casa não exigindo grandes deslocamentos, o que ajuda na manutenção desse hábito;
  • Procure atividades realizadas por várias pessoas, inclusive do seu círculo de amizade, o que poderá ser um estímulo a mais.

Cronograma das atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Serrana:

EDUCADOR FÍSICO: DEMÉTRIO

LOCAL DA ATIVIDADE

DIAS DA SEMANA

PSF MARISA (IGREJA SÃO SEBASTIÃO)

SEGUNDA , QUARTA E SEXTA FEIRA

8H30MIN

PSF FRANCISCO DE AZEVEDO (PRAÇA DO BODÉ)

8H30MIN

PSF JOSÉ EUSTÁQUIO

PSF CAPÃO

14H