03 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
NOVA SERRANA É A 3ª CIDADE QUE MAIS GEROU EMPREGOS PROPORCIONALMENTE NO 1º SEMESTRE DE 2023
O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou os números do último balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o mês de junho de 2023. Em Nova Serrana, o saldo foi negativo para o mês de referência, mas no acumulado dos últimos seis meses, o município registrou abertura de mais de 2 mil novos postos de trabalho formais.

De acordo com os dados divulgados, Nova Serrana teve 1.434 contratações e 1.471 demissões no mês de junho. Foi o segundo resultado negativo do ano, ficando atrás do mês de maio, quando foram contratados 1.506 e demitidas 1.680, saldo de 174 empregos a menos.

Apesar da queda nos últimos dois meses, no acumulado do primeiro semestre Nova Serrana contabilizou 10.708 novas vagas com carteira assinada e 8.467 desligamentos, um saldo positivo de 2.241 vagas.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helena Sousa, essa queda na geração de empregos é normal nessa época do ano. “Os meses de maio e julho são caracterizados pelo fim da temporada de inverno e pela troca de coleções. É normal que tenha uma diminuição da produção. Mas com o lançamento e início da produção das coleções primavera/verão, a indústria calçadista retoma o ritmo de produção e as novas contratações acontecem.”

COMPARATIVO

Em proporcionalidade, por número de habitantes, Nova Serrana é a terceira cidade que mais gerou empregos entre as sete primeiras cidades do ranking por números absolutos. Ou seja, a capital mineira do calçado gerou um novo emprego para cada 47 pessoas, ficando atrás apenas de Ipatinga e Nova Lima, com um novo posto de trabalho para cada 40 e 45 habitantes respectivamente.

"É mais justo você comparar a geração de empregos por proporcionalidade, pois não é razoável você comparar em números absolutos uma cidade como Nova Serrana, que tem pouco mais de 100 mil habitantes com uma cidade como Belo Horizonte, que tem quase 3 milhões de habitantes", completa a secretária.

EXPECTATIVA

O segundo semestre de 2023 deve mudar esse micro cenário do último bimestre e alguns fatores colabora para isso. A produção dos pedidos de calçados gerados na 27ª Fenova deve demandar a contratação de mão de obra no curto prazo e a aproximação do final de ano aquece naturalmente a produção para suprir a demanda de datas como dia das crianças, Natal e Ano Novo.

EMPREGO POR SETOR

A indústria calçadista é sem dúvida a responsável pela maioria absoluta das vagas de emprego em Nova Serrana, entretanto, nos meses de maio e junho o saldo só não foi ainda mais negativo em razão das novas vagas criadas pelos setores de comércio (+36), serviços (+47) e construção civil (+11) enquanto a agropecuária perdeu 2 vagas e a indústria cerca de 300 vagas a menos.