07 DEZ 2023
SAÚDE
DEZEMBRO VERDE É CONTRA O ABANDONO DE ANIMAIS, MAS O SEU AMOR POR ELES DEVE SER O ANO TODO
Durante o mês de dezembro , o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de Nova Serrana) iniciou a campanha Dezembro Verde, com a intenção de conscientizar a população a não abandonar o seus animais domésticos (pets).

Entre as diversas ações da campanha estão algumas visitas às associações de bairros da cidade para conversar com os moradores e lhes orientar sobre a campanha e sobre o mal social por trás do abandono de animais. Prática que, além de ser contra a lei, é desumana.

Nesta semana, como parte das visitas, o diretor do CCZ, Emerson Bagrinho, e o vice-prefeito, Nelson Moreto, participaram da assembleia mensal da Associação de Moradores do Bairro Chácaras Fazenda Paraná. A conversa, entre outros assuntos, girou em torno dos animais soltos pelo bairro.
O diretor do CCZ explicou quais são as atribuições do Centro de Controle. Com destaque para o seu principal papel frente à sociedade: a prevenção e controle de doenças zoonóticas; evitar que ocorra a propagação de doenças que acometem os animais e são transmitidas ao homem como a raiva, leishmaniose, leptospirose, esporotricose, febre amarela, febre maculosa, entre outras.

Abandono de animais é uma infração e deve ser denunciado
Ao abordar o tema dos animais soltos no bairro, Emerson orientou a comunidade a denunciar os infratores. Ele salientou que os moradores são os olhos da comunidade e em caso de perceber algum veículo abandonando animais no bairro devem anotar a placa repassar à polícia. Dessa forma, segundo o diretor, a própria comunidade unida inibirá a soltura e abandono de animais.

O vice-prefeito ressaltou aos presentes que serão instaladas três câmeras de monitoramento do Olho Vivo e que já foram instaladas placas de advertência com os dizeres: “Comunidade Monitorada – Proibido Soltar ou Abandonar animais”.

Animais pelas ruas
Não cabe ao CCZ recolher animais soltos pela rua e os manter presos. Essa demanda caberia a um canil ou entidade protetora de animais. Os animais que estão e podem permanecer no CCZ, são animais com elevado grau de agravo à sociedade, tais como os agressivos e ou portadores de doenças zoonóticas. Entretanto o CCZ segue a recomendação do Programa Estadual de Controle Populacional e Manejo Ético de Cães e Gatos, por isso captura os animais de rua, castra, microchipa, vacina contra raiva, vermifuga, reintroduz no local de captura e monitora; além de castrar animais da população e animais tutelados por ONG’s.

Dezembro Verde
O CCZ iniciou a campanha “Dezembro Verde – Não ao abandono de animais”, que foi repassado aos moradores através da conscientização e castração de animais. Com isso o órgão espera diminuir os casos de maus tratos e de abandono nas ruas de Nova Serrana.

As denúncias de abandono e maus tratos podem ser feitas através dos telefones 190 da polícia militar, 153 do guarda civil e 3226 4017, no CCZ. Lembrando que a denúncia é anônima.