• Maio 2020
11 MAI 2020
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
Horta vertical é opção para manter variedade nutricional em tempos de pandemia

A necessidade de distanciamento social, paralisação de empresas e comércios trouxe consequências inimagináveis para nossa economia, impactando diretamente o nosso estilo de vida. A incerteza do futuro acendeu um alerta do aumento do desemprego e, consequentemente, da pobreza que poderá levar ao crescimento exponencial da fome global.

Diante de tantos desafios impostos a nossa sociedade e necessidade de agir em prol da recondução da dignidade humana devemos buscar formas de garantir o sustento de tantas famílias que hoje se encontram na linha da vulnerabilidade. Uma alternativa simples e econômica para garantir a variedade nutricional na mesa das famílias e uma possível fonte de renda extra são as hortas urbanas, especialmente as hortas verticais.

As hortas verticais são ótimas alternativas para quem possui disponibilidade de solo pequena ou praticamente nula. A construção de uma horta vertical demanda pouco espaço, que pode ser delimitado de acordo com a demanda de cada família e materiais reutilizáveis como garrafas pets e caixas tetrapak.

Alguns dos benefícios de uma horta vertical podem incluir: o aumento da produtividade; a produção de vegetais mais saborosos (pois há a diminuição do uso de agrotóxicos); produção durante todo o ano através da observação do período favorável para o plantio; facilidade de instalação e manutenção e melhoria da qualidade de vida de uma forma geral.

Sementes

Para montar sua horta vertical você precisará, claro, de sementes. A Prefeitura de Nova Serrana por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fornece kits de sementes de diversas hortaliças que poderão ser cultivadas em uma horta vertical.

Para ter acesso às sementes basta comparecer na sala B-15, no Centro Administrativo com os documentos pessoais para realização de cadastro.

Passo a passo para montagem de uma horta vertical

Meio Ambiente e Agricultura