28 MAR 2022
TRÂNSITO, TRANSPORTE E DEFESA SOCIAL
NOVA GCM JÁ ESTÁ EM PLENA ATUAÇÃO EM NOVA SERRANA
A segurança em Nova Serrana melhorou e vai continuar avançando. Desde 2017, os recursos investidos pelo governo municipal contribuíram significativamente para a queda dos índices de criminalidade. A cidade deixou de ser um dos municípios mais violentos do estado e hoje é uma referência em combate e prevenção de crimes.

Após a formação de 53 integrantes para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Nova Serrana, os novos agentes já estão em atuação nas ruas da cidade. Além da proteção dos bens públicos, o órgão também atua em diversas frentes e garante apoio às forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

O processo de formação da nova GCM de Nova Serrana se iniciou em 2020 com a abertura do primeiro concurso público destinado a suprir as vagas do setor. Além de provas teóricas e práticas os candidatos passaram por formações e capacitações que contaram com a parceria dos órgãos de segurança e da Faculdade de Nova Serrana (FANS).

No final de 2020, 53 agentes foram selecionados com base na pontuação alcançada nas etapas do processo,  assumiram seus respectivos cargos e já estão atuando plenamente nas ruas da cidade.

Para o prefeito Euzebio Lago, os investimentos na GCM ilustram a preocupação deste governo com a segurança dos cidadãos.

“Em 2017 tínhamos a consciência de que Nova Serrana era uma das cidades mais violentas do estado. Encaramos o desafio e sabíamos que parte da resolução do problema passaria pela reestruturação da GCM. Não foi um processo fácil, muitas burocracias a serem destravadas e muitas etapas a serem percorridas. Realizamos todo o processo dentro da legalidade e hoje temos uma Guarda Municipal capacitada, equipada e preparada para assumir a co-responsabilidade de garantir segurança a população”.

A Guarda Civil Municipal de Nova Serrana atua em diversas frentes de segurança com grupamentos que focam no patrulhamento de regiões escolares, comunidades rurais, áreas de maior índice de criminalidade, organização e fiscalização do trânsito e apoio em eventos nos espaços públicos, com veículos, motocicletas e bicicletas.

Ações de combate à violência e fortalecimento dos órgãos de segurança

Uma das primeiras ações do governo municipal em 2017 foi a inauguração do Sistema de Monitoramento Olho Vivo. São mais de 30 câmeras monitorando, 24 horas, pontos estratégicos da cidade. Ainda naquele ano o prefeito Euzebio Lago apoiou a criação da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; inaugurou a nova sede da 279ª Cia PM, iniciou o projeto Nova Serrana Iluminada (iluminação de trincheiras e espaços públicos), e a reestruturação da Guarda Civil Municipal, participou da entrega de duas viaturas para a Polícia Ambiental e de 37 novos militares para o 60º BPM. Além disso, em parceria com a Câmara Municipal, viabilizou 4 novas motocicletas para a PM e esteve em Belo Horizonte cobrando do então governador, políticas para reforçar as ações de combate à criminalidade na cidade.

Logo em Janeiro de 2018, o governo municipal assinou um convênio para o repasse de 280 mil reais em materiais como combustível, peças para veículos, mão de obra mecânica, manutenção de edifício, internet, entre outros, para a Polícia Militar. De 2017 a 2019, através de convênios, a prefeitura investiu mais de 6 milhões nos órgãos de segurança da cidade.  Ainda em 2018, o prefeito Euzebio Lago recebeu mais três novas viaturas para a PM, viabilizadas por emendas de bancadas e participou da designação de 11 novos militares para o 60º BPM.

Em 2019, as ações para garantir a segurança da população continuaram. Ainda em janeiro o prefeito esteve com o presidente do TJMG, Nelson Messias de Morais reiterando o pedido de instalação da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais, que veio a se efetivar em agosto, quando na ocasião, o chefe do Executivo também solicitou a ampliação do Fórum da Comarca. Euzebio também participou do lançamento da Patrulha de Prevenção Doméstica e deu total apoio às ações da PM contra as ocupações irregulares, bem como o transporte clandestino de passageiros.

Podemos citar também outras ações que contaram com o apoio do governo municipal, como a instalação da Base Comunitária no bairro Planalto, a digitalização da rede de comunicação da Guarda Municipal bem como a viabilização de quatro carros e três motocicletas para a GCM, em parceria com o Judiciário e Ministério Público.

Em 2020, teve início o concurso público para contratação e formação dos novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Um longo processo que culminou na reformulação completa da GCM, com a formação de mais de 50 novos agentes, que passaram por testes de aptidões, treinamentos e capacitações, até assumirem o cargo em 2021. Neste mesmo ano, foi finalizado o processo de municipalização do trânsito, que começou ainda em 2018 e que ofereceu mais autonomia ao município para a gestão e organização do trânsito.

Também em 2021 foram entregues a GCM mais três automóveis e duas motocicletas, um investimento de 280 mil reais de recursos do próprio município.